GPS Brasília comscore

Lira diz que execução de emendas seguiu “critérios legais” e promete resposta ao STF

Presidente da Câmara garantiu legalidade no envio de recursos parlamentares e anunciou envio de petição ao Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, na noite desta quinta-feira (26), que a execução das emendas de comissão foi realizada dentro dos critérios legais e em conformidade com os trâmites previstos.

Durante entrevista à imprensa, Lira garantiu que enviará uma resposta oficial ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda na sexta-feira (27), com o objetivo de esclarecer os pontos da decisão que suspendeu cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas, de autoria do ministro Flávio Dino, da Suprema Corte.

O deputado destacou que as medidas foram tomadas com base em acordos entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, além de observar a Lei Complementar nº 210, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nós precisamos relembrar que tudo foi feito em cumprimento da decisão anterior do Supremo Tribunal Federal. Observamos a Lei Complementar nº 210 e os trâmites legais internos”, afirmou o presidente da Câmara.

Segundo ele, o encaminhamento das relações de apadrinhamento por líderes da Câmara e do Senado seguiu análise rigorosa de órgãos como o Gabinete Civil, a Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ), os ministérios da Fazenda e do Planejamento, além da Advocacia-Geral da União (AGU).

“O procedimento do encaminhamento da relação do apadrinhamento dos líderes da Câmara e dos líderes Senado, eles obedeceram ao um critério rigoroso de análise do Gabinete Civil, da SAJ, do Ministério da Fazenda, do Planejamento e da AGU”, disse ainda.

A declaração de Lira ocorreu após reunião com o presidente Lula no Palácio do Alvorada. O encontro tratou da suspensão das emendas de comissão decidida pelo ministro Flávio Dino, do STF, e que ampliou o atrito entre os poderes.

Antes de sua entrevista, Lira recebeu o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como favorito para assumir a presidência da Câmara na eleição da nova Mesa Diretora, marcada para fevereiro de 2025.

Lira havia convocado uma reunião extraordinária com líderes partidários ainda nesta quinta-feira às 15h, mas o encontro não ocorreu. Muitos congressistas ainda estão em viagem devido ao recesso parlamentar, iniciado em 23 de dezembro, e não puderam participar.

Apesar disso, Lira realizou conversas por telefone com alguns líderes antes de seu pronunciamento à imprensa.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.