À medida em que envelhecemos, infelizmente, nossa pele e musculatura vão perdendo a firmeza em razão da perda de colágeno. O fato é que devemos nos exercitar e cuidar da pele com o uso diário de protetor solar, porém existem duas áreas que são frequentemente negligenciadas e denunciarão sua idade. E quais são elas? Seu pescoço e suas mãos.
Por que essas duas regiões específicas?
O pescoço perde aquele ângulo jovial, e isso ocorre de duas formas: com o aparecimento de bandas platismais (flacidez da musculatura cervical denominada platisma), frequentemente visível em pessoas magras com mais de 45 anos, ou com o acúmulo de gordura (famosa papada), que ao contrário do que muita gente pensa, acumula-se principalmente abaixo da musculatura cervical, e portanto, inacessível com a lipoaspiração da região.
Somado a esses dois fatores ainda temos a perda de qualidade da pele, que dá ao pescoço aquele aspecto “cheio de pelanca”. O lifting cervical de planos profundos ou Deep Necklift tem por função retirar a flacidez cervical ao tratar toda a musculatura do pescoço para devolver um ângulo cervical jovem, somado à retirada do excedente de pele caso haja, e à retirada da musculatura que a lipoaspiração da papada não alcança. Justamente a maior causadora da papada.
Esse procedimento é realizado em centro cirúrgico, ambiente extremamente seguro, realizado somente com anestesia geral, e possui duração de cerca de uma hora e quarenta minutos.
Duas são as preocupações no pós operatório: os possíveis ‘roxinhos’ na pele, que são os hematomas, e costumam sumir entre 7 e 14 dias, quando ocorrem. A outra é o tempo de recuperação para trabalho, atividades administrativas que não demandam força física podem ser feitas já com cerca de 3 dias ou se for home office, no dia seguinte. Um procedimento com um potencial de rejuvenescimento tremendo e duradouro.
E as mãos, como é são as mãos de um pessoa jovem ou de um neném?
Elas tem a pele macia, com brilho, e são preenchidas, sem aqueles sulcos marcados entre os dedos e veias muito aparentes. Para a melhora desse aspecto são necessárias duas abordagens:
- Lipoenxertia (O preenchimento com gordura): a lipoenxertia das mãos além de preencher os sulcos muito aparentes entre os dedos, tem a capacidade de melhorar a qualidade da pele devido ao efeito pluripotente das células de gordura.
- Tratamento das rugas finas das mãos com lasers, peeling ou microagulhamento.
Essa cirurgia pode ser feita no consultório ou em centro cirúrgico. Minha preferência é pelo centro cirúrgico em razão de mais segurança, sendo realizado frequentemente em cerca de 45 minutos sob anestesia local e sedação. No caso das mãos, somente um dia de repouso será suficiente no pós operatório.
Essas duas regiões frequentemente neglicenciadas tem papel fundamental no tratamento de rejuvenescimento global e com rápido retorno às atividades. Converse com seu cirurgião plástico a respeito disso.
Para sanar quaisquer dúvidas, só acessar meu Instagram: @dr.rodrigobastosdf
*Rodrigo Bastos é médico com especialização em cirurgia plástica e proprietário da clínica Versona. Fez especializações em cirurgia plástica reparadora e ritidoplastia em Nova York e aperfeiçoou as técnicas em cirurgias de lifting facial e implante mamário de rápida recuperação