GPS Brasília comscore

Lipedema não afeta apenas as mulheres; saiba como é o tratamento em homens

A doença, que geralmente afeta as pernas, os braços e as coxas, causa o acúmulo anormal de gordura e causa dor

No Brasil, pelo menos 10 milhões de mulheres vivem com lipedema, uma doença que não tem cura. A razão é o fato de estar associada aos hormônios femininos. Por outro lado, apesar de corresponderem a apenas 1% dos casos, os homens também podem apresentar a condição. 

A patologia que é comumente confundida com obesidade geralmente afeta as pernas, os braços e as coxas, e causa o acúmulo anormal de gordura, gerando dor, inchaço, sensibilidade nas regiões afetadas, manchas roxas recorrentes, sensação de peso nas pernas e, em alguns indivíduos, pés constantemente frios.

“Em homens, o lipedema é ainda mais subdiagnosticado, pois a condição já é pouco conhecida e estudada no público feminino, onde é mais prevalente, então fica ainda mais difícil entender a doença no público masculino. Isso ocorre porque os sinais iniciais podem ser discretos, dificultando o diagnóstico precoce”, comenta o diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto.

A causa exata do lipedema ainda não é completamente compreendida, porém, estudos apontam que fatores genéticos e hormonais desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas clínicos e na avaliação médica, onde o profissional irá realizar um exame físico detalhado, observando a distribuição de gordura nas pernas e braços, bem como a presença de nódulos e a sensibilidade do indivíduo.

Em homens, o tratamento do lipedema é semelhante ao utilizado em mulheres, como drenagem linfática, uso de meias de compressão e, em casos mais graves, cirurgia para remoção do excesso de gordura por meio de lipoaspiração. “A conscientização sobre essa condição é essencial para promover o diagnóstico precoce e garantir que não só as mulheres, mas que também os homens afetados recebam o cuidado adequado”, finaliza Kamamoto.

Apesar do fato de que os primeiros relatos sobre o lipedema são dos anos 1940, só em 2022 a patologia ganhou um código no Cadastro Internacional de Doenças.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.