Categories: Esportes

Lionel Messi é eleito melhor jogador do mundo pela 8ª vez

Lionel Messi foi eleito, pela revista France Football, o melhor jogador do mundo, na tarde desta segunda-feira (30), em cerimônia realizada em Paris. O argentino recebeu seu oitavo Ballon D’Or (Bola de Ouro), consagrando-o como o maior vencedor da história da premiação de maneira isolada, ultrapassando Pelé (7).

Messi, que foi campeão da última Copa do Mundo pela seleção argentina, superou a concorrência do norueguês Erling Haaland (2° lugar) e do belga Kevin de Bruyne (4° lugar), campeões da tríplice coroa (Champions League, Premier League e FA Cup) pelo Manchester City na última temporada do futebol europeu (2022/2023). O francês Kyllian Mbappé, artilheiro da última Copa, ficou na 3ª colocação.

A revista premiou, também nesta segunda-feira, a melhor jogadora do mundo, prêmio que ficou com a espanhola Aitana Bonmatí. O troféu Kopa, que consagra o melhor jogador jovem da temporada, foi entregue ao inglês Jude Bellingham. E o troféu Yashin, entregue ao melhor goleiro da temporada, ficou com o arqueiro argentino Emiliano Martinez.

A participação brasileira na cerimônia ficou por conta de Vinicius Júnior, que recebeu o prêmio Sócrates, que premia a melhor ação solidária. O brasileiro ganhou pela participação do instituto Vini Jr. O projeto social busca utilizar o futebol para inovar o processo de ensino de crianças e adolescentes.

A premiação da Bola de Ouro existe desde 1956, quando inglês Stanley Matthews recebeu a honraria. Entretanto, até 1994, apenas jogadores europeus podiam concorrer ao prêmio, o que fez com que jogadores como Pelé e Maradona não tivessem recebido um Ballon D’Or durante suas carreiras.

A France Football, porém, fez um “revisionismo” das premiações passadas em 2015, aos moldes da votação atual, para fazer justiça aos jogadores sul americanos. Ao todo, 12 premiações foram revistas, sendo sete delas entregues a Pelé (1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970), duas a Maradona (1986 e 1990), e uma para Garrincha (1962), Kempes (1978) e Romário (1994).

João Pedro Nunes

Graduando pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas no GPS.

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

3 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

3 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

4 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

4 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

5 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

5 horas ago