Portofino, Gênova, Cinque Terre, Sanremo e diversos outros destinos paradisíacos compõem a encantadora região da Ligúria, na Itália. O país europeu foi escolhido para ser, em 2025, o tema do Na Praia Festival, que celebra, a cada edição, a cultura de diferentes países. Sendo assim, nessa quinta-feira (14), a Embaixada da Itália no Brasil preparou uma manhã de programações dedicadas à região, ao promover um mergulho na cultura, no turismo e nas oportunidades de negócios ligadas a uma das áreas mais encantadoras do noroeste italiano.
O encontro reuniu mais de 100 convidados, entre autoridades do Distrito Federal, jornalistas, representantes da Ligúria e apreciadores da cultura italiana. Estiveram presentes o diretor da Agência Regional para a Promoção Turística “In Liguria”, Matteo Garnero, e a doutora Marilisa Villanacci, que apresentaram as potencialidades turísticas, culturais e econômicas do destino.

Matteo Garnero, Benedetto Reitano, Bárbara Oristanio, Bruno Sartorio, Embaixador Alessandro Cortese, Thiago Reis e Marilisa Vill

Marilisa Vill

Bruno Sartorio, Embaixador Alessandro Cortese e Thiago Reis
Na ocasião, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, que conduziu a abertura oficial do evento, lembrou os laços históricos que unem a Ligúria ao nosso País. “Foi do porto de Gênova que partiram, a partir do final do século XIX, muitos navios carregados de sonhos e famílias italianas que vieram construir sua vida aqui. Uma história que permanece viva no Museu da Imigração de São Paulo e no Museu da Emigração de Gênova”, destacou.
Cortese também falou sobre a importância de o evento se portar como uma vitrine para aproximar os dois países e ressaltou o papel das parcerias que tornaram possível a iniciativa. “É uma alegria ver tantas pessoas presentes hoje. Isso mostra que o público brasileiro está aberto às nossas mensagens e interessado na nossa cultura. Graças à colaboração com os organizadores do festival e ao apoio essencial da ENIT, conseguimos trazer um pouco da Itália para Brasília”, acrescentou.

Chiara Gentile
Para deixar o clima o mais italiano possível, foi servido um café da manhã típico do país com produtos da Ligúria e da Castália, o que proporcionou aos convidados uma experiência gastronômica autêntica. “Foi uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais a amizade entre a Itália e o Brasil e abrir portas para novas parcerias turísticas, comerciais e culturais”, finalizou o embaixador.
Veja os highlights, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva: