GPS Brasília comscore

Lideranças do PT culpam Eduardo Bolsonaro por tarifaço; oposição responsabiliza Lula e STF

Sobretaxa imposta por Trump acirra disputa política no Brasil; governo promete retaliação

A imposição de uma tarifa extra de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, anunciada por Donald Trump, provocou fortes reações na política brasileira. Lideranças petistas associaram a decisão de Trump a movimentos coordenados por figuras da oposição no exterior, como Eduardo Bolsonaro. A oposição, por sua vez, celebrou inicialmente a medida, vendo nela uma forma de resposta internacional ao que classificam como excessos do STF e do governo Lula.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), classificou a medida do líder norte-americano como uma agressão à soberania nacional e anunciou que o Planalto avalia ações de retaliação. Uma reunião emergencial foi convocada no Palácio do Planalto para tratar do tema.

Já o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, sugeriu que a campanha internacional liderada por Eduardo Bolsonaro contribuiu diretamente para o tarifaço. Ele defendeu que o Itamaraty atue com firmeza e chegou a afirmar que o PT avalia formas de pedir a cassação do mandato de Eduardo, que está licenciado e vivendo nos Estados Unidos.

Para o governo, a suposta perseguição a Jair Bolsonaro e a censura a plataformas digitais por parte do STF, configura uma ingerência inaceitável nos assuntos internos do Brasil. O Planalto considera que a decisão americana viola princípios do direito internacional e representa uma retaliação política disfarçada de medida econômica.

 

A reação da oposição

 Nas redes sociais e no plenário da Câmara, aliados de Bolsonaro como Hélio Lopes (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) comemoraram a decisão de Trump. Nikolas foi um dos mais enfáticos ao afirmar que a responsabilidade pelas tarifas recai sobre Lula e o Supremo, devido à supressão de liberdades, inclusive de cidadãos e empresas americanas no Brasil.

Jair Bolsonaro também se manifestou, citando um versículo bíblico para criticar Lula: “Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme” (Provérbios 29:2).

Já Eduardo Bolsonaro, em nota publicada dos Estados Unidos, elogiou Trump e chamou a medida de “tarifa Moraes”, responsabilizando diretamente o ministro do STF Alexandre de Moraes e a política externa do atual governo pela retaliação americana. Ele alertou ainda que novas sanções podem ser adotadas caso não haja mudanças na legislação brasileira sobre liberdade de expressão e no tratamento dos envolvidos no 8 de janeiro.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.