GPS Brasília comscore

Líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen é condenada e fica inelegível por cinco anos

Consultoria Eurasia Group avalia que há chance de o Conselho Constitucional suspender a inelegibilidade

A líder de extrema-direita da França, Marine Le Pen, foi considerada culpada por desvios de recursos por um tribunal francês, nesta segunda-feira (31), o que a torna inelegível por cinco anos, com efeito imediato. A sentença é um golpe à ambição presidencial dela, uma das principais rivais do atual presidente do país, Emmanuel Macron, que está em seu segundo e último mandato

Embora possa apelar do veredicto, a medida não suspenderia sua inelegibilidade, o que pode excluí-la da corrida presidencial de 2027. Marine Le Pen não compareceu à sessão em que a sentença foi condenada. O advogado dela, Rodolphe Bosselut, afirmou que vai recorrer da condenação e da inelegibilidade da líder da extrema-direita da França.

Nós vamos recorrer, esse é o primeiro ponto. A situação é totalmente inacreditável. Há um princípio de crise”, ressaltou Bosselut, acrescentando que “porém, não há recurso contra a execução provisória” da condenação.

Possível suspensão da pena
A Eurasia Group avalia que há grande chance de que o Conselho Constitucional possa suspender a inelegibilidade de Marine Le Pen, permitindo sua candidatura. Segundo a consultoria, o caso, inicialmente judicial, agora se tornará político. Le Pen deve alegar que o “establishment busca sua morte política”, especialmente porque pesquisas a colocam como forte concorrente em 2027, com 33% a 37% no primeiro turno.

Se o banimento for mantido, seu substituto seria Jordan Bardella, presidente do partido, cujas chances de vitória são consideradas “significativamente menores” do que as de Le Pen, pontua a instituição. O veredicto também pode agravar a instabilidade política na França. Para a Eurasia, Le Pen, irritada, pode se unir à esquerda para derrubar o governo minoritário de François Bayrou. No entanto, a consultoria mantém como cenário mais provável, com 60% de chance, novas eleições legislativas até setembro ou outubro.

O Conselho Constitucional terá a palavra final. Em um caso similar na semana passada, o Conselho sugeriu que cortes devem ter “senso de proporção” ao barrar políticos antes de recursos, especialmente figuras de “grande importância nacional”, destaca. Se a inelegibilidade for suspensa, Le Pen poderá concorrer em 2027 enquanto aguarda julgamentos de apelações, que podem levar dois anos, diz a instituição. A Eurasia ressalta que, embora a condenação não seja “política”, seu desfecho será. E, para a consultoria, o sistema francês pode acabar poupando Le Pen de uma exclusão eleitoral definitiva. (com Associated Press).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Conheça algumas variedades de castas brancas para ampliar sua lista …

A doença, que geralmente afeta as pernas, os braços e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI