GPS Brasília comscore

Licença de Eduardo Bolsonaro termina hoje; deputado pode perder mandato

Filho do ex-presidente está nos Estados Unidos e é alvo da Polícia Federal

A licença parlamentar de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chega ao fim neste domingo (20) e, por regra da Câmara dos Deputados, não poderá ser renovada. O afastamento, que começou em março, tinha duração máxima de 120 dias, sem possibilidade de prorrogação. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos desde então e se tornou um dos principais pivôs da escalada da crise diplomática entre os governos brasileiro e norte-americano.

Com isso, o deputado federal terá o mandato automaticamente reativado a partir desta segunda-feira (21), sem necessidade de comunicação formal à Casa. Apesar da retomada do mandato, Eduardo não precisará, de imediato, marcar presença nas sessões plenárias. Isso porque o Congresso Nacional está em recesso até 4 de agosto.

Após essa data, contudo, a ausência passará a ser contabilizada como falta. Pelo regimento interno da Câmara, um parlamentar que faltar a mais de um terço das sessões deliberativas pode ter o mandato declarado vago pela Mesa Diretora.

Caso decida não retornar ao Brasil, Eduardo corre o risco de perder o mandato por excesso de faltas. Outra opção seria apresentar uma carta de renúncia, o que também oficializaria a perda do cargo. Se o deputado não voltar nem renunciar, o suplente José Olímpio (PL-SP) poderá ser efetivado na cadeira.

Alvos da PF

A possibilidade de Eduardo retornar ao Brasil para assumir o mandato é considerada remota. Recentemente, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está impossibilitado desde sexta-feira (18) de falar com o filho por ordem do ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o deputado teria “problemas” se retornasse ao País. 

Segundo Moraes, que autorizou a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente e deputado, Bolsonaro teria condicionado o fim das sanções comerciais impostas pelos EUA à sua anistia no Brasil. 

A PF apura o papel do deputado na articulação internacional para pressionar o STF e deslegitimar as instituições brasileiras, em especial por meio de interlocução com aliados do presidente Donald Trump. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.