O primeiro dia da fases de grupos da Copa Sul-Americana e da Libertadores da América foi marcado por confrontos difíceis. Quatro times brasileiros entraram em campo nessa terça-feira (1º), nos principais torneios do nosso continente. O pior desempenho foi do Fortaleza, que perdeu para o Racing, por 3 a 0, em sua estreia da Libertadores. Pela Sul-Americana, o Atlético Mineiro empatou, no Peru; o Cruzeiro perdeu para o Unión de Santa Fe na Argentina e, como consolo, o Fluminense venceu o Once Caldas, fora de casa, na Colômbia.
O Fluminense conseguiu sua vitória com gol do Cano, sempre ele, de cabeça. Com o resultado de 1 a 0, em cima do Once Caldas, em Manizales, a equipe brasileira lidera o Grupo F, que conta também com GV San José e Unión Española. Fábio, um dos destaques da partida, protagonizou grandes defesas.
Enquanto isso, na mesma competição, Cruzeiro e Atlético Mineiro não tiveram a mesma sorte. O time mineiro estreou em partida no estádio 15 de Abril, em Santa Fe de la Vera Cruz (ARG) e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Unión Santa Fe. O único gol do jogo, marcado por Diego Diaz, saiu ao apagar das luzes, aos 48 minutos do segundo tempo. Já o Galo não perdeu, mas também não venceu. Jogando em uma altitude de 3.400 metros acima do mar, no estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, o Atlético-MG até fez uma boa partida, mas acabou ficando no 0 a 0 com o Cienciano.
Na Libertadores da América, o Fortaleza decepcionou e perdeu, em pleno Castelão, por 3 a 0 para o Racing. O time argentino tem se mostrado um adversário cada vez mais difícil para os brasileiros. Além de golear o Fortaleza, o Racing bateu o Cruzeiro na final da Sul-Americana de 2024 e, este ano, ganhou do Botafogo na final da Recopa Sul-Americana.
Jogos de hoje
A quarta-feira será movimentada para os brasileiros. Na Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrentará o Huracán, o Vasco jogará contra o Melgar, o Grêmio pegará o Sportivo Luqueño do Paraguai e o Vitória da Bahia enfrentará a Universidad Católica.
Já na Copa Libertadores, o São Paulo jogará contra o Talleres de Córdoba, enquanto o Botafogo enfrentará a Universidad de Chile. Na quinta-feira (3), teremos um confronto direto entre Bahia e Internacional, que vai ocorrer em Salvador e, por fim, o Flamengo pega o Deportivo Táchira na Venezuela.
Confira todas as estreias de times brasileiros que ainda faltam acontecer:
Sul-Americana:
Corinthians x Huracán (hoje)
Melgar x Vasco (hoje)
Sportivo Luqueño x Grêmio (hoje)
Vitória x Universidad de Quito (hoje)
Libertadores:
Universidad de Chile x Botafogo (hoje)
Talleres x São Paulo (hoje)
Bahia x Internacioal (quinta-feira)
Sporting Cristal x Palmeiras (quinta-feira)
Deportivo Táchira x Flamengo (quinta-feira)