GPS Brasília comscore

Lewis Hamilton embarca em um treinamento espacial com IWC Schaffhausen

Piloto que deseja integrar uma missão espacial no futuro foi convidado para experiência

Profundamente fascinado pelo espaço e por sua exploração, o heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, embarcou em uma aventura ao lado da IWC Schaffhausen. O piloto, que é embaixador da marca, foi convidado para um treinamento exclusivo de voo espacial que faz parte do programa da organização de preparação de astronautas para o espaço. O treinamento foi o mesmo usado com as tripulações das missões espaciais comerciais Inspiration 4 e Polaris Dawn.

A ideia da IWC Schaffhausen, em parceria com o Programa Polaris, surgiu a partir de um desejo de Hamilton de integrar uma missão espacial no futuro, para servir a um propósito e contribuir para a melhoria de toda a humanidade. 

Para o treinamento, o piloto usou um traje de corrida especial com um emblema de “missão espacial” e o número do seu carro, 44 — mesmo que usará durante a corrida deste fim de semana no Circuito Internacional de Lusail, no Catar — e o Pilot’s Watch Performance Chronograph. 

Foto: Divulgação/IWC Schaffhausen

Foto: Divulgação/IWC Schaffhausen

O Programa Polaris, que é apoiado pela IWC, concluiu recentemente a primeira de três missões de voo espacial humano. Durante seus cinco dias em órbita, a tripulação do Polaris Dawn realizou com sucesso a primeira caminhada espacial comercial. 

“Desde que Lewis Hamilton se tornou um Embaixador da IWC em 2013, criamos muitos momentos e memórias inesquecíveis juntos. À medida que sua era de quebra de recordes com a Equipe Mercedes-AMG PETRONAS de Fórmula 1 se aproxima do fim, estamos animados em dar a ele uma oportunidade de concluir um treinamento de voo para astronautas e levá-lo um passo mais perto da exploração espacial”, explica Chris Grainger-Herr, CEO da IWC Schaffhausen.

Como funciona o treinamento de voo

O treinamento de avião de caça tem sido a base do voo espacial humano desde o início, já que a experiência em pilotar esse tipo de aeronave era um requisito essencial para ir ao espaço. Ainda que as forças G de um jato ou foguete não possam ser comparadas diretamente, porque afetam o corpo de maneiras diferentes, o treinamento de avião de caça oferece benefícios significativos aos astronautas e permite que os membros da tripulação se familiarizem com a operação em um ambiente de alto risco e alto impacto, semelhante ao que eles experimentariam durante o lançamento de um foguete.

Eles são pressionados em seus assentos por várias vezes o seu próprio peso corporal e precisam se comunicar uns com os outros, passar por extensas listas de verificação técnicas e monitorar parâmetros críticos de voo — tudo isso enquanto permanecem mentalmente alertas em relação ao ambiente ao redor e preparados para agir caso algo inesperado aconteça.

O treinamento espacial de Lewis Hamilton começou com um briefing e inspeção do jato L-39 Albatros. O diretor de filantropia e piloto instrutor do Programa Polaris, John “ John “Slick” Baum, deu a Lewis Hamilton uma explicação detalhada das manobras que eles executariam e como elas simulam diferentes situações que um astronauta vivencia durante um voo espacial.

Foto: Divulgação/IWC Schaffhausen

Por cerca de uma hora, o piloto realizou uma série de manobras, como acelerações e desacelerações para experimentar forças laterais G e simular a subida de um foguete. Eles também praticaram forças mais altas inclinando ou fazendo curvas acentuadas com a aeronave, com destaque para a manobra acrobática, quando Lewis experimentou rapidamente a sensação de gravidade zero. 

“Colocamos Lewis Hamilton no mesmo tipo de treinamento que usamos para preparar as equipes do Inspiration 4 e do Polaris Dawn para suas missões. Ele demonstrou habilidades impressionantes no comando do jato e provou que pode pilotar qualquer máquina, seja um carro de corrida potente ou um jato. Com o treinamento de voo espacial para Lewis Hamilton, destacamos o compromisso do Programa Polaris em tornar a exploração espacial acessível a mais pessoas”, disse Baum. 

O treinamento ainda foi acompanhado por um grupo de estudantes, que passaram o dia envolvidos em uma atividades relacionadas à exploração espacial, além de terem a chance de encontrar Lewis Hamilton e fazer perguntas antes do voo. 

Veja também

Esta quinta-feira, 14 de novembro, é marcada pelo Dia Mundial …

A marca de vinhos mais antiga de Portugal apresenta novos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI