GPS Brasília comscore

Lembra da Lego? Entenda jornada por trás do “império dos brinquedos”

Criador, Ole Kirk Kristiansen enfrentou incêndios e até a 2ª Guerra antes de virar sucesso de vendas
A história do Lego
A história do Lego | Foto: Instagram

Compartilhe:

A trajetória de Ole Kirk Kristiansen, dinamarquês por trás da Lego, empresa especializada em brinquedo de montar para crianças, foi marcada por dificuldades que incluíram incêndios, perda da esposa e os horrores da Segunda Guerra Mundial. Contudo. Os obstáculos não o impediram de criar um dos brinquedos mais influentes do mundo. As informações são da BBC Brasil.

Nascido no final do século 19, Kristiansen era o carpinteiro oficial de Billund, na Dinamarca, onde fabricava móveis e participava da construção de casas e celeiros. Apesar de sobreviver a um incêndio, tragédias pessoais, como a morte de sua esposa e a crise econômica da Grande Depressão, mudaram seu rumo.

Em busca de alternativas durante a crise, começou a fabricar brinquedos menores e acessíveis, incluindo um pato de madeira, em parceria com seu filho mais velho e funcionários. Foi o passo inicial, mas acabou por se tornar a principal fonte de renda da família.

Com o objetivo de criar brinquedos de boa qualidade para as crianças, Kristiansen batizou sua empresa como Lego, que significa ‘brincar bem’ em dinamarquês. O nome se tornou oficial em 1936.

A eclosão da Segunda Guerra Mundial foi outro ponto decisivo. Kristiansen enfrentou um novo incêndio em 1942, mas esse infortúnio o levou a considerar novos materiais, como o plástico, devido à escassez de madeira. Em 1946, investiu em máquinas injetoras para moldar plástico, resultando nos primeiros blocos  de montar do Lego.

O sucesso veio com o trator Ferguson em 1951, impulsionando a empresa a expandir seu catálogo. No entanto, a crítica sobre a falta de versatilidade das peças levou a inovações nos encaixes, dando início ao conceito atual dos blocos Lego.

Após anos de desenvolvimento, o encaixe perfeito das peças foi patenteado em 1958. Ole Kirk Kristiansen faleceu no mesmo ano, sem saber o impacto global que seu legado teria em vários países.

A Lego se tornou a maior fabricante de brinquedos do mundo, estabelecendo parques temáticos e jogos eletrônicos, criando um império que perdura até os dias de hoje.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por LEGO Fortnite (@legofortnite)

Últimas

Política