Uma rara e valiosa pintura de arte abstrata de **Piet Mondrian** foi anunciada pela casa de leilões **Sotheby’s**, e estima-se que os valores possam chegar a mais de **R$ 260 milhões** (USD 50 mi). O evento deve ocorrer no próximo mês, no dia 14.
A obra, chamada **Composition No. II**, foi produzida em 1930 e é tida como “uma das obras mais significativas e valiosas do artista já oferecidas no mercado”.
>“As obras por excelência de Piet Mondrian raramente são leiloadas, pois muitas estão nas coleções de museus de maior prestígio ao redor do mundo”, afirmou chefe de Arte Impressionista e Moderna das Américas da Sotheby’s, Julian Dawes. “A oportunidade de adquirir uma pintura dessa qualidade é realmente uma ocorrência única em uma geração”, completa.
![Piet Mondrian (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Piet_Mondrian_Foto_Reproducao_5a02cee014.jpeg)
A pintura já havia sido leiloada em 1983, e completa um trio de obras que possuem um quadrado vermelho dominante no canto superior direito.
>“‘Composition No. II’ incorpora tudo o que você poderia querer de um Mondrian – é uma pintura seminal que é crucial para o desenvolvimento da arte moderna e emblemática do apelo duradouro da estética moderna, caracterizada por um sereno senso de composição equilíbrio e ordem espacial, e com excelente proveniência”, explicou Dawes.
**Sobre Piet Mondrian**
Foi um pintor neerlandês modernista, que criou o movimento artístico neoplasticismo. Pieter Cornelis Mondrian nasceu em Amersfoort, nos Países Baixos, em março de 1872. Era conhecido principalmente por suas pinturas geométricas que não possuíam um centro, e que geralmente apresentam linhas pretas horizontais e verticais em fundo branco.