GPS Brasília comscore

Leão XIV: nome escolhido pelo novo papa sinaliza retorno às raízes e foco em justiça social

A decisão coloca Leão como o quarto nome mais utilizado entre pontífices

Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi anunciado como o novo papa da Igreja Católica no início da tarde desta quinta-feira (8), no Vaticano. Primeiro cardeal norte-americano a ser eleito para ocupar o cargo, ele escolheu ser chamado pelo nome Leão XIV, o que estabelece uma ponte direta entre tradição e modernidade e traz à tona um legado que não era revisitado desde 1878, quando Gioacchino Pecci se tornou Leão XIII.

A decisão coloca Leão como o quarto nome mais utilizado entre pontífices na história da Igreja Católica e sinaliza a continuidade do legado de Leão XIII. Ele é reconhecido por sua atuação no campo social, especialmente pela encíclica Rerum Novarum, de 1891, que inaugurou a Doutrina Social da Igreja ao abordar os direitos dos trabalhadores, a justiça social e os desafios do mundo contemporâneo.

Leão XIV: nome escolhido pelo novo papa sinaliza retorno às raízes e foco em justiça social

Papa Leão XIII

A escolha do nome papal é considerada uma mensagem sobre o estilo de pontificado que terá início. Ao relembrar um papa que buscou diálogo com o mundo moderno, porém que manteve a tradição, o novo líder da Igreja transmite um desejo de equilibrar firmeza doutrinária com sensibilidade às questões sociais e ambientais.

Nos tempos modernos, a maioria dos papas escolhe nomes ligados a figuras que marcaram positivamente a Igreja. Em 2005, por exemplo, o alemão Joseph Ratzinger virou Bento XVI, em homenagem a Bento XV, o “Papa da Paz”.

Quem foi o primeiro papa Leão?

Leão I, conhecido como Leão Magno, foi o 45º papa da Igreja Católica. Ele assumiu o papado em 440 e permaneceu no cargo por 21 anos. Um momento marcante foi em 452, quando enfrentou Átila, o líder dos hunos. O encontro ocorreu perto de Mântua, no rio Mincio, e a história conta que, após a conversa, Átila desistiu de invadir Roma.

Leão XIV: nome escolhido pelo novo papa sinaliza retorno às raízes e foco em justiça social

Leão Magno

Três anos depois, Leão interveio novamente, desta vez contra os Vândalos liderados por Genserico. Graças à sua atuação, a cidade foi saqueada, mas não incendiada. Além de pacificador, o papa se destacou na defesa da doutrina: foi ele quem influenciou o Concílio de Calcedônia, que definiu a natureza humana e divina de Cristo e rejeitou a heresia de Eutiques.

Leão Magno também reforçou a primazia de Roma e escreveu cerca de cem sermões e 150 cartas. Além disso, incentivou ações de caridade em meio à crise e desigualdade na capital.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.