A tarde desta quarta-feira (8) entrou para a história mundial com a escolha do novo papa da Igreja Católica, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que escolheu ser chamado pelo nome Leão XIV. Após subir a fumaça branca e anunciarem o cardeal escolhido, por volta das 14h20, diversas autoridades e líderes de diversos países se manifestaram a respeito da novidade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal pela escolha. “É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, escreveu.
Já Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, deixou a seguinte mensagem em seu perfil no Instagram:
“Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV. Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.
Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo.”
Confira as declarações de outras autoridades:
- Vladimir Putin, presidente da Rússia
“Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem a desenvolver-se com base nos valores cristãos que nos unem”.
- Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
“Parabéns a Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua eleição para a Sé de São Pedro e pelo início de seu pontificado. A Ucrânia valoriza profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes.
Neste momento decisivo para nosso país, esperamos contar com o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força – tanto espiritual quanto física – no cumprimento de sua nobre missão. Ad multos annos!”
- Emmanuel Macron, presidente da França
“Momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV, a todos os católicos da França e do mundo, dirijo uma mensagem fraterna. Neste 8 de maio, que este novo pontificado seja portador de paz e esperança.”
- Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
“Felicitamos com sinceridade a Sua Santidade Leão XIV por sua eleição como Papa e chefe da Igreja Católica. Desejamos que seu pontificado seja guiado pela sabedoria e força, enquanto ele lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio de seu compromisso com a paz e o diálogo.”
- Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
“Parabéns ao Papa Leão XIV e à comunidade católica mundial. Desejo ao primeiro papa dos Estados Unidos sucesso em promover a esperança e a reconciliação entre todas as religiões.”
- Isaac Herzog, presidente de Israel
“Felicito o cardeal Robert Francis Prevost, o novo Papa Leão XIV, por sua eleição como o primeiro papa norte-americano. Envio-lhe minhas bênçãos da Cidade Santa de Jerusalém. Estamos ansiosos para aprofundar o relacionamento entre o Estado de Israel e o Vaticano, e fortalecer o vínculo entre judeus e cristãos na Terra de Israel e em todo o mundo.
Que seu ministério seja um tempo de construção de pontes e entendimento entre todas as religiões e povos. Que sejamos abençoados com o retorno imediato e seguro de todos os homens e mulheres sequestrados que ainda estão presos em Gaza, e o início de uma nova era de paz em nossa região e no mundo inteiro.”
- Gustavo Petro, presidente da Colômbia
“O novo Papa, Leão XIV, é mais do que um americano. Seus ancestrais imediatos são latinos: espanhóis e franceses, e ele viveu por quarenta anos em nossa América Latina, no Peru. Espero que ele se torne um grande líder para os povos migrantes ao redor do mundo e que ele encoraje nossos irmãos e irmãs migrantes latino-americanos, humilhados hoje nos Estados Unidos. É hora da sua organização.
Que nos ajude a construir a grande força da humanidade que defende a vida e derrota a ganância que causou a crise climática e a extinção de todos os seres vivos. Chicago é a grande cidade trabalhadora e progressista dos EUA. Eu sinto esperança.”
- Javier Milei, presidente da Argentina
“As forças do céu deram seu veredito de modo muito claro e contundente. Sem mais palavras.”
- Santiago Peña, presidente do Paraguai
“Recebemos com imensa alegria a notícia da eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica: o Papa Leão XIV. Que sua orientação traga esperança, diálogo e unidade em um momento em que precisamos mais do que nunca dos valores cristãos para construir um mundo mais humano.”
- Daniel Noboa, presidente do Equador
“Damos as boas-vindas ao Papa Leão XIV com esperança em nossos corações. Que sua palavra una, conforte e guie milhões em tempos de incerteza. Nossas orações estão com vocês do Equador.”
- Claudia Sheinbaum, presidente do México
“Parabenizamos Sua Santidade Leão XIV, eleito pelo Colégio dos Cardeais como Chefe do Estado da Cidade do Vaticano e líder espiritual da Igreja Católica. Reafirmo nossa convergência humanista em prol da paz e da prosperidade mundial.”
- José Raúl Mulino, presidente do Panamá
“Em nome do Panamá e da minha família, expresso meus melhores votos a Sua Santidade o Papa Leão XIV. Que seu pontificado seja um farol de paz, unidade e esperança para a humanidade.”
- Friedrich Merz, chanceler da Alemanha
“Sua Santidade o Papa Leão XIV,
Felicito-o calorosamente pela sua eleição como chefe da Igreja Católica. Eles dão esperança e orientação aos fiéis do mundo todo e são âncoras de justiça e reconciliação. Desejo-lhe força, saúde e a benção de Deus.”
- Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido
“A eleição do Papa Leão XIV é um momento profundamente profundo de alegria para os católicos no Reino Unido e em todo o mundo, e inicia um novo capítulo para a liderança da Igreja e no mundo. O Papa Leão é o primeiro papa norte-americano. Este é um momento importante.
Como mostrou o papado do Papa Francisco, a Santa Sé tem um papel especial a desempenhar ao reunir pessoas e nações para abordar as principais questões do nosso tempo; especialmente sobre as mudanças climáticas, aliviar a pobreza e promover a paz e a justiça em todo o mundo.
Estou ansioso para conhecer o Santo Padre e continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Igreja Católica aqui no Reino Unido e internacionalmente para promover nossos valores compartilhados e o bem comum.”
- Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália
“Estendo os meus mais sinceros votos ao Papa Leone XIV para o início do seu pontificado. Num tempo marcado por conflitos e agitação, as suas palavras da Casa das Bênçãos são um lembrete poderoso de paz, fraternidade e responsabilidade. Um legado espiritual que é recolhido no ritmo definido pelo Papa Francisco, e que a Itália olha com respeito e esperança.”
- Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
“Parabéns a toda a Igreja Católica pela eleição do novo Papa Leão XIV. Que seu pontificado contribua para fortalecer o diálogo e a defesa dos direitos humanos em um mundo necessitado de esperança e unidade.”
- Mohamed Bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos
“Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua eleição como Papa da Igreja Católica e desejo-lhe sucesso em seus futuros deveres e responsabilidades, na promoção dos valores da coexistência e do diálogo entre seguidores de diferentes religiões e crenças, para o bem, a paz e a prosperidade de toda a humanidade.”