Laurence des Cars entrou para a história, mas não tão somente por ser a primeira mulher a presidir o Louvre em duas décadas, mas também por desenvolver o projeto intitulado Novo Renascimento, com a premissa de modernizar o museu até 2031.
O remodelamento contará com um orçamento de € 800 milhões. Um montante de 1,5 milhão de euros foi arrecadado durante o evento Grande Jantar do Louvre, durante a Paris Fashion Week, que reuniu celebridades como David Beckham.
Novo Renascimento inclui um concurso internacional de arquitetura para reformar a entrada do museu e criar um espaço mais adequado para a Mona Lisa.
Depois de comandar outras instituições culturais de renome, como o Louvre Abu Dhabi e os museus Orangerie e Orsay, Laurence assumiu o Louvre de Paris com a ideia de promover o equilíbrio entre a preservação do patrimônio e a inovação.
A historiadora da arte do século XIX e início do XX também tem a missão de atrair as novas gerações. Para isso, aposta em eventos e no trabalho de influenciadores.
Jean-Luc Martinez dirigia o museu desde 2013. O historiador especializado em antiguidades gregas lutou contra o elitismo, reorganizou e reformou o museu para torná-lo mais acolhedor. Na sua gestão, o número de visitantes passou de 10 milhões em 2019, sendo 71% deste público composto por estrangeiros.