Um Boeing 777 da LATAM que saiu de São Paulo e seguia para Londres precisou ser desviado para a cidade do Porto, em Portugal, devido a problemas técnicos no motor. O voo LA8084 partiu de Guarulhos com destino ao Aeroporto de Heathrow, mas quando sobrevoava o Oceano Atlântico próximo à costa portuguesa, teve que reduzir sua altitude devido a um vazamento de óleo.
O pouso não programado foi realizado com sucesso às 10h29 (hora Brasil) desta quarta-feira (27), com a aeronave sendo acompanhada pelos bombeiros do aeródromo português. Em solo, foi confirmado o problema e a previsão é que o avião só volte a voar no dia seguinte.
“O piloto muito corretamente que a gente teria condição meteorológica adversa na costa do Nordeste e depois no meio do Oceano Atlântico. Tanto na costa do Nordeste quanto no meio do Oceano Atlântico trepidou muito. Quando a gente estava mais ou menos na altura da costa do Marrocos, ele informou que uma das turbinas tinha dado pane e que a gente tentaria pousar em Lisboa, que não era seguro seguir a viagem. Mas em Lisboa não tinha teto também por causa de chuva, e aí a gente só teve autorização para o Porto, que não tem base da LATAM. Foi uma confusão”, relatou ao GPS|Brasília um dos passageiros do voo.
A LATAM confirmou a situação e informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados. O voo de retorno, programado para o mesmo dia, precisou ser cancelado. A companhia ressaltou que “adota todas as medidas de segurança para garantir a segurança dos passageiros em suas viagens”.
“A LATAM Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos – Londres/Heathrow) precisou pousar no aeroporto do Porto (Portugal), às 10h29 (hora Brasil) de quarta-feira (27/3), devido à necessidade de manutenção não programada da aeronave. O pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança. Como consequência, o voo LA8085 (Londres/Heathrow – São Paulo/Guarulhos) programado para o mesmo dia (27/3) precisou ser cancelado.
A LATAM lamenta os transtornos causados e está prestando toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados em outros voos para seus destinos. A companhia reforça ainda que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.