GPS Brasília comscore

Lando Norris larga na pole position no GP da Bélgica de Fórmula 1

Na corrida Sprint, Max Verstappen pegou a liderança na primeira volta e confirmou sua 12ª vitória neste tipo de prova

Em disputa acirrada entre os carros da McLaren pela pole position, Lando Norris cravou 1min40s562, levou a melhor no circuito de Spa-Francorchamps, neste sábado (26), e vai liderar o pelotão no GP da Bélgica, neste domingo (27), às 10h, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen. Gabriel Bortoleto, que evitou a eliminação ainda no Q1 graças a um erro de Lewis Hamilton, que teve sua volta rápida apagada, chegou ao Q3 e novamente largará no top 10, em décimo lugar.

Diferentemente de outras etapas, os pilotos não quiseram perder tempo no Q1 e formaram longa fila para sair assim que o cronômetro iniciasse a contagem. Ao tentar deixar os boxes da Sauber, Nico Hülkenberg foi atingido por Lance Stroll, sem disposição a ceder espaço na fila, e precisou trocar o bico do carro.

O clima de tensão e animosidade, porém, não foram levados para a pista. Líder do Mundial, Oscar Piastri foi o primeiro a registrar a volta rápida, em 1min41s998, apenas 0s078 à frente do companheiro, Lando Norris. Assim como na classificação para a corrida sprint, Verstappen se posicionou entre os carros da McLaren, em segundo. Em sua primeira tentativa, Gabriel Bortoleto foi o mais lento, com 1min42s851. Lawson, Sainz e Leclerc chegaram a liderar a primeira sessão, mas a cinco minutos do fim, com pneus novos, Norris assumiu a liderança, com 1min41s010.

Bortoleto contou com a sorte para avançar ao Q2. O brasileiro melhorou seu tempo para 1min41s908 e terminou em 16º, fora da zona de classificação, mas Lewis Hamilton, o sétimo colocado, teve sua volta rápida cancelada por pilotar fora do traçado na saída da curva 4 e ficou uma posição atrás do brasileiro, que se classificou em 15º. Assim como o heptacampeão, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, decepcionou e também foi eliminado no Q1, ao lado de Colapinto, Alonso e Stroll.

A dupla da McLaren voltou a dominar no início do Q2, desta vez com Piastri cravando 1min40s626, 0s089 à frente de Norris, seguidos pela Red Bull de Verstappen e pela Ferrari de Leclerc. Sem ritmo, a Sauber rondou a zona de eliminação desde o início da segunda sessão, tanto com Bortoleto quanto com Hülkenberg, mas o brasileiro se recuperou com 1min41s336 e, com 0s4 à frente do companheiro, terminou o Q2 em nono. O alemão, que subiu ao pódio na Inglaterra, foi eliminado com Sainz, Gasly, Bearman e Ocon.

Nos 12 minutos derradeiros e decisivos do Q3, Lando Norris retomou a dianteira com 1min40s562 logo no início, com vantagem de 0s089 sobre Piastri, que não conseguiu superar o companheiro no fim. Com nova suspensão traseira, Leclerc bateu o tempo de Verstappen com o cronômetro zerado e sairá em terceiro. Bortoleto teve sua volta deletada por limite de pista, depois não conseguiu uma boa volta e largará em décimo.

Na prova Sprint, deu Verstappen

Em uma corrida sprint de 15 voltas e sem incidentes, Max Verstappen tomou a liderança de Oscar Piastri logo na primeira volta, segurou a pressão até o fim, na pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e venceu a prova rápida, seguido pelo australiano, Lando Norris e Charles Leclerc. Com o resultado, o piloto da Red Bull somou oito pontos e chegou a 173 na classificação do Mundial de Pilotos, em terceiro lugar. Piastri ampliou em um ponto sua vantagem na liderança, somando 241 contra 232 de Norris. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que havia largado em décimo lugar com sua Sauber, chegou em nono, fora da zona de pontuação.

A McLaren, virtual campeã de construtores, decepcionou e largou em ritmo lento. Max Verstappen, que manteve sua Red Bull na cola de Piastri, aproveitou e ainda na primeira volta ultrapassou o pole position Oscar Piastri por fora para assumir a ponta. Lando Norris, que largou em terceiro, foi ultrapassado pela Ferrari de Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto aproveitou a ausência da Alpine de Pierre Gasly, que teve problemas no carro, após se classificar em oitavo para a prova sprint, e ganhou uma posição, ocupando o nono lugar, entre as Racing Bulls de Isack Hadjar e de Liam Lawson.

Na quarta volta, Norris se recuperou e passou Leclerc, retomando o terceiro posto. Verstappen se segurava na liderança, 0s5 à frente de Piastri, que era seguido por Norris, Leclerc, Ocon, Sainz e Bearman. Lembrando os duelos pela Fórmula 2 de 2024, Bortoleto tentava se aproximar de Hadjar.

Na metade da corrida sprint, os pilotos mantinham suas posições, com uma distância segura dos adversários, e portanto, sem outras ultrapassagens. Na briga pela vitória, o trio Verstappen, Piastri e Norris se isolou na frente, abrindo 3s6 em relação à Ferrari de Leclerc. No fundo, Hamilton era o 16º.

A briga pela ponta se acirrou na décima volta. Piastri abria a asa móvel para investir sobre o tetracampeão, mas também era atacado por Norris. Bortoleto estava isolado em nono, a 1s7 da Racing Bulls de Hadjar e, consequentemente, da zona de pontuação – os oito primeiros pontuam na corrida sprint.

Piastri desperdiçou a última chance de ultrapassagem na volta derradeira, mesmo com a asa aberta, e Max Verstappen comemorou o triunfo na prova sprint, sua 12ª na carreira, seguido pelos carros da McLaren, Leclerc, Ocon e Sainz. Bortoleto segurou a pressão de Lawson no fim da corrida e foi o nono colocado.

Veja também

A vivência do juiz, sua visão de mundo, suas circunstâncias, …

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.