Em disputa acirrada entre os carros da McLaren pela pole position, Lando Norris cravou 1min40s562, levou a melhor no circuito de Spa-Francorchamps, neste sábado (26), e vai liderar o pelotão no GP da Bélgica, neste domingo (27), às 10h, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen. Gabriel Bortoleto, que evitou a eliminação ainda no Q1 graças a um erro de Lewis Hamilton, que teve sua volta rápida apagada, chegou ao Q3 e novamente largará no top 10, em décimo lugar.
Diferentemente de outras etapas, os pilotos não quiseram perder tempo no Q1 e formaram longa fila para sair assim que o cronômetro iniciasse a contagem. Ao tentar deixar os boxes da Sauber, Nico Hülkenberg foi atingido por Lance Stroll, sem disposição a ceder espaço na fila, e precisou trocar o bico do carro.
O clima de tensão e animosidade, porém, não foram levados para a pista. Líder do Mundial, Oscar Piastri foi o primeiro a registrar a volta rápida, em 1min41s998, apenas 0s078 à frente do companheiro, Lando Norris. Assim como na classificação para a corrida sprint, Verstappen se posicionou entre os carros da McLaren, em segundo. Em sua primeira tentativa, Gabriel Bortoleto foi o mais lento, com 1min42s851. Lawson, Sainz e Leclerc chegaram a liderar a primeira sessão, mas a cinco minutos do fim, com pneus novos, Norris assumiu a liderança, com 1min41s010.
Bortoleto contou com a sorte para avançar ao Q2. O brasileiro melhorou seu tempo para 1min41s908 e terminou em 16º, fora da zona de classificação, mas Lewis Hamilton, o sétimo colocado, teve sua volta rápida cancelada por pilotar fora do traçado na saída da curva 4 e ficou uma posição atrás do brasileiro, que se classificou em 15º. Assim como o heptacampeão, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, decepcionou e também foi eliminado no Q1, ao lado de Colapinto, Alonso e Stroll.
A dupla da McLaren voltou a dominar no início do Q2, desta vez com Piastri cravando 1min40s626, 0s089 à frente de Norris, seguidos pela Red Bull de Verstappen e pela Ferrari de Leclerc. Sem ritmo, a Sauber rondou a zona de eliminação desde o início da segunda sessão, tanto com Bortoleto quanto com Hülkenberg, mas o brasileiro se recuperou com 1min41s336 e, com 0s4 à frente do companheiro, terminou o Q2 em nono. O alemão, que subiu ao pódio na Inglaterra, foi eliminado com Sainz, Gasly, Bearman e Ocon.
Nos 12 minutos derradeiros e decisivos do Q3, Lando Norris retomou a dianteira com 1min40s562 logo no início, com vantagem de 0s089 sobre Piastri, que não conseguiu superar o companheiro no fim. Com nova suspensão traseira, Leclerc bateu o tempo de Verstappen com o cronômetro zerado e sairá em terceiro. Bortoleto teve sua volta deletada por limite de pista, depois não conseguiu uma boa volta e largará em décimo.
Na prova Sprint, deu Verstappen
Em uma corrida sprint de 15 voltas e sem incidentes, Max Verstappen tomou a liderança de Oscar Piastri logo na primeira volta, segurou a pressão até o fim, na pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e venceu a prova rápida, seguido pelo australiano, Lando Norris e Charles Leclerc. Com o resultado, o piloto da Red Bull somou oito pontos e chegou a 173 na classificação do Mundial de Pilotos, em terceiro lugar. Piastri ampliou em um ponto sua vantagem na liderança, somando 241 contra 232 de Norris. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que havia largado em décimo lugar com sua Sauber, chegou em nono, fora da zona de pontuação.
A McLaren, virtual campeã de construtores, decepcionou e largou em ritmo lento. Max Verstappen, que manteve sua Red Bull na cola de Piastri, aproveitou e ainda na primeira volta ultrapassou o pole position Oscar Piastri por fora para assumir a ponta. Lando Norris, que largou em terceiro, foi ultrapassado pela Ferrari de Charles Leclerc. Gabriel Bortoleto aproveitou a ausência da Alpine de Pierre Gasly, que teve problemas no carro, após se classificar em oitavo para a prova sprint, e ganhou uma posição, ocupando o nono lugar, entre as Racing Bulls de Isack Hadjar e de Liam Lawson.
Na quarta volta, Norris se recuperou e passou Leclerc, retomando o terceiro posto. Verstappen se segurava na liderança, 0s5 à frente de Piastri, que era seguido por Norris, Leclerc, Ocon, Sainz e Bearman. Lembrando os duelos pela Fórmula 2 de 2024, Bortoleto tentava se aproximar de Hadjar.
Na metade da corrida sprint, os pilotos mantinham suas posições, com uma distância segura dos adversários, e portanto, sem outras ultrapassagens. Na briga pela vitória, o trio Verstappen, Piastri e Norris se isolou na frente, abrindo 3s6 em relação à Ferrari de Leclerc. No fundo, Hamilton era o 16º.
A briga pela ponta se acirrou na décima volta. Piastri abria a asa móvel para investir sobre o tetracampeão, mas também era atacado por Norris. Bortoleto estava isolado em nono, a 1s7 da Racing Bulls de Hadjar e, consequentemente, da zona de pontuação – os oito primeiros pontuam na corrida sprint.
Piastri desperdiçou a última chance de ultrapassagem na volta derradeira, mesmo com a asa aberta, e Max Verstappen comemorou o triunfo na prova sprint, sua 12ª na carreira, seguido pelos carros da McLaren, Leclerc, Ocon e Sainz. Bortoleto segurou a pressão de Lawson no fim da corrida e foi o nono colocado.