O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, no dia 29 de novembro de 2023, das 18h30 às 21h, o lançamento dos novos volumes da coletânea “Direito de Família Conforme Interpretação do STJ”, “Alimentos: aspectos materiais” e “Alimentos: aspectos processuais”, organizado por Rui Portanova, Rafael Calmon e Gustavo D´Alessandro. A primeira obra possui prefácio do Ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira. A segunda, do Ministro Raul Araújo, também do STJ.
Ambas as publicações reúnem, em seu corpo, dezenas de artigos redigidos por professores e pesquisadores provenientes de diversas regiões do Brasil. As contribuições estão voltadas exclusivamente à análise de como questões controversas e contemporâneas sobre o tema “alimentos” vêm sendo enfrentadas pelo Superior Tribunal de Justiça.
Contando com textos de expoentes da literatura nacional, a exemplo de Humberto Theodoro Júnior, Luiz Rodrigues Wambier, Fredie Didier Jr. e Cristiano Chaves de Farias, os novos volumes seguem a tendência dos anteriores, em que os autores trazem diversos entendimentos e provocações sobre a interpretação do ordenamento jurídico, sem receio de emitir os seus posicionamentos, prometendo ser ferramenta essencial para advogados, membros do Ministério Público, Magistrados, estudantes de direito e todos os interessados no campo do Direito das Famílias.
Sobre os organizadores:
Rui Portanova
É doutor em Linguística Aplicada (PUC/RS); pós-doutor (Universidade de Bruxelas); doutor em Direito (UFPR), mestre em Direito (UFRGS); foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Desembargador aposentado do TJRS.
Rafael Calmon
É doutor (UERJ) e mestre (UFES) em Direito Processual Civil; escritor e Juiz de Direito do TJES.
Gustavo D’Alessandro
É mestre em Direito (UnB); pós-graduado em Direito de Família e Sucessões; instrutor do gabinete na prática jurídica no STJ e Assessor de Ministro do STJ.
Vale ressaltar que diversos coautores participaram da pesquisa e elaboração dos livros.