Por Marina Adorno
Brasília fascina pela grandiosidade das formas geométricas audaciosas, a brutalidade do concreto aparente e as curvas que desafiam a lógica – marcas inconfundíveis de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que fazem da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Mas, ao se afastar do eixo urbano, é possível descobrir uma paisagem completamente diversa, que revela uma Brasília menos desbravada, mas igualmente encantadora.
A cerca de 25 minutos do centro da capital, localizado na Chapada da Contagem, na Região Administrativa de Sobradinho, o Lago Oeste está cravado às margens do Parque Nacional de Brasília, um dos redutos mais importantes de fauna e flora do Cerrado. Com localização privilegiada, a área se transformou, nos últimos anos, em um destino para quem busca conexão com a natureza ou um refúgio para se esconder “no meio do mato”.
Além de trilhas e cenários deslumbrantes, o Lago Oeste guarda surpresas que vão além da biodiversidade. A região tem atraído moradores e visitantes em busca de experiências raras – da contemplação da vida selvagem a imersões artísticas, gastronômicas e culturais. Para quem ainda não desbravou esse pequeno paraíso às portas do Distrito Federal, a GPS|Brasília reuniu sete dicas imperdíveis para transformar a aventura ao Lago Oeste em uma verdadeira caça ao tesouro.
Recanto de Maria Flor + BalanCéu
A próxima parada na expedição pelo Lago Oeste está na Rua 4 e reúne duas sugestões. Uma ideal para os adeptos da fugere urbem. A outra, pensada para aqueles um pouco mais radicais e que flertam com a sensação de voar. O Recanto de Maria Flor tem vista surpreendente e que faz esquecer que o Plano Piloto está a apenas 25 quilômetros de distância. A casa tem dois andares, dois quartos com suíte, salas amplas, varanda com vista 180º e cozinha totalmente equipada. Ideal para casais, família e amigos que querem tempo de qualidade juntos sem distrações externas. Um atrativo é o BalanCéu. Inspirado em balanços instagramáveis, como o de Bali, na Indonésia, a atração fica a 1.208 metros de altitude – um voo sentado na panorâmica Chapada da Contagem.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 4 Travessa 05, Entrada 1, Chácara 4
WhatsApp: (61) 99947‑1221
Funcionamento BalanCéu: de sexta a domingo, mediante reserva
Instagram: @recanto.demariaflor | @balanceu.bsb
Cabríssima
Logo ao adentrar a DF-001, a Cabríssima Queijaria Artesanal está situada em uma fazenda, combina o melhor da vida rural com experiências que agradam todas as idades. A programação inclui: conhecer o habitat natural das cabras, fazer carinho nos animais (bodes, cavalos e as cabras, obviamente) e passear pelos bosques da chácara. Ao final, os visitantes podem saborear os queijos premiados produzidos pela Cabríssima, como o Chèvre à l’huile (ou boursin), Flor de Figo e Flor do Cerrado. Também é possível encomendar os produtos e recebê-los em casa.
Núcleo Rural Lago Oeste Rua 0 Lote 8A FP
WhatsApp: (61) 98165-8401
Instagram: @cabrissima
Brasis Ateliê Gastronômico
Restaurante na área rural com menus degustação. Comandado pela carismática e talentosa chef Di Oliveira, desde 2019 o Brasis se destaca pela gastronomia autoral e contemporânea em pleno Lago Oeste. Em um ambiente que exala artesania, poucos esperam o cardápio que lhes será apresentado pela equipe da casa. Por meio dos menus de três, cinco ou oito etapas, os sabores regionais regem a cozinha da casa, alicerçados por ingredientes criteriosamente selecionados. Quem quiser se surpreender, pode confiar na chef Di e optar pelo menu às cegas. O cardápio conta também com seleção dos pratos queridinhos do Brasis.
Núcleo Rural Lago Oeste Rua 12 chácara 77
WhatsApp: (61) 99624‑5655
Funcionamento: sextas e sábados (das 12h30 às 17h30 e das 19h às 23h); domingos e feriados (das 12h30 às 17h30)
Instagram: @brasisateliegastronomico
Gaudério Restaurante
Para os amantes de culinária gaúcha, o Gaudério é parada obrigatória em uma ida ao Lago Oeste. Com muito sabor e simplicidade, o espaço serve o autêntico churrasco gaúcho, costelão no fogo de chão, arroz carreteiro, galeto de frango, maionese e, claro, sagú de sobremesa para arrematar a experiência. Para brindar, que tal cervejas artesanais produzidas ali mesmo?
Núcleo Rutal Lago Oeste rua 13, chácara 4
WhatsApp: (61) 98313-7133
Funcionamento: de sexta a domingo e feriados, das 11h30 às 16h. É preferível fazer reserva antecipada para grupos grandes.
Instagram: @gauderiorestaurante
Vista Linda
O nome é autoexplicativo. Localizado na Rua 14 do Lago Oeste, o restaurante Vista Linda também fica às margens do vale da Chapada da Contagem. O foco do cardápio do empreendimento familiar são os peixes e frutos do mar frescos. Porém, a busca dos clientes também é a autêntica moqueca capixaba servida “como manda o figurino”: borbulhando e na panela de barro.
Núcleo Rural Lago Oeste Rua 14, chácara 379
WhatsApp: (61) 99622-6004
Funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Mediante reserva
Observação: pagamento somente em dinheiro ou pix
Instagram: @vistalindabrasilia
Sítio Titiara
Distante a apenas 48 quilômetros do centro de Brasília, o hotel fazenda oferece trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Localizado na divisa do Distrito Federal com o estado de Goiás, este refúgio tem suítes, chalés, área de camping, uma pirâmide de vidro e um bangalô com cúpula de vidro no segundo andar, vista 360º e uma rede suspensa para relaxar. Além das cinco cachoeiras e das trilhas, passeios a cavalo, fogueira, redário e pescaria também compõem as propostas para os adeptos do turismo rural. É possível desfrutar no formato day use. A culinária mineira pode ser saboreada no café da manhã rural ou no almoço.
Núcleo Rural Lago Oeste DF 170 Km 0 Núcleo Rural Lago Oeste
Localizador: 15°29’50.1”S 48°01’25.3”W
WhatsApp: (61) 99635-1313
Funcionamento: de terça-feira a domingo; day use das 8h às 17h e pernoite das 14h às 12h
Instagram: @sitiotitara
Ateliê Ralfe Braga
Há mais de 40 anos, o artista plástico Ralfe Braga trocou a cidade natal Macapá, no Amapá, pela capital federal. E foi no Lago Oeste, cercado pelo Cerrado do Planalto Central, que ele decidiu fazer sua morada e instalar seu ateliê. Ao chegar na Rua 1 do Lago Oeste, os entusiastas da universo da arte poderão conferir de perto o ambiente criativo e as obras vibrantes que carregam a assinatura de Ralfe – que exaltam a floresta amazônica, o Cerrado, Brasília e as relações humanas por meio do traço distinto do artista visual.
Núcleo Rural Lago Oeste Rua 01 Chácara 41 – Sítio Dona Nelita
WhatsApp: (61) 99988-0139
Funcionamento: Sábados e domingos das 9h às 16h
Instagram: @ralfesbraga | @galeriaralfebraga
*A reportagem está publicada na edição de dezembro da revista GPS|Brasília (confira aqui a versão digital).