GPS Brasília comscore

Justiça espanhola nega extradição de Oswaldo Eustáquio Filho

O país argumenta que os dois países não tem acordo bilateral que permita a medida

A Justiça espanhola negou, nesta terça-feira (15), a solicitação de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho pelo governo brasileiro. Ele é réu na investigação de golpe de Estado, ocorrido no 8 de janeiro. A Justiça da Espanha argumentou que não há acordo bilateral entre os países que permita este tipo de ação.

Oswaldo está no país europeu desde 2023. Ele publicou vídeos que incitavam “a prática de atos antidemocráticos favoráveis ao fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal” em 2021, além de participar publicamente dos acampamentos que pediam uma intervenção militar e, de acordo com a Polícia Federal, se refugiou no Palácio da Alvorada com medo de ser preso.

Em junho de 2020, foi preso a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), também por envolvimento com atos antidemocráticos que pediam o fechamento das instituições democráticas. Oswaldo cumpriu pena em regime domiciliar e foi proibido de usar redes sociais, além de manter contato com outros investigados, mas teve nova ordem de prisão decretada após descumprir as medidas cautelares. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O público do primeiro restaurante chinês da cidade era basicamente …

Restaurantes apostam cada vez mais em rótulos próprios