GPS Brasília comscore

Justiça Eleitoral derruba inelegibilidade e mantém Ronaldo Caiado no páreo para disputar eleições

Decisão unânime anula condenação por abuso de poder político e libera governador para seguir na corrida presidencial de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) anulou nesta terça-feira (8) a condenação que tornava Ronaldo Caiado (União Brasil) inelegível por oito anos. A decisão, tomada por unanimidade garante que o governador permaneça apto para disputar eleições, incluindo a Presidência da República, para a qual já lançou a pré-candidatura.

Com sete votos favoráveis ao recurso da defesa, o TRE-GO reverteu a sentença de primeira instância que havia condenado o governador goiano por suposto abuso de poder político durante o processo eleitoral de 2024.

A ação se referia a encontros políticos promovidos no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, em apoio ao então candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil).

Segundo a acusação, Caiado teria utilizado a estrutura oficial do Estado para favorecer o aliado, com a participação de vereadores e lideranças políticas em jantares e reuniões.

A sentença original havia cassado o mandato de Mabel e tornado Caiado inelegível até 2032. No entanto, ao analisar o recurso, os desembargadores do TRE entenderam que os fatos narrados não influenciaram de forma decisiva o resultado das urnas.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) também se manifestou a favor da anulação da condenação, o que reforçou o entendimento da corte pela inexistência de impacto eleitoral significativo das ações atribuídas ao governador.

Em nota, Ronaldo Caiado afirmou ter recebido a decisão “com respeito e tranquilidade” e reiterou seu compromisso com a legalidade:

“Minha trajetória é de absoluto respeito às leis do nosso país e seguirei sempre neste caminho.”

Com a decisão favorável, Caiado segue firme na pré-campanha presidencial de 2026, lançada oficialmente na última sexta-feira (4).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O diagnóstico deve ser feito nos primeiros anos, geralmente aos …

Linha Ranina aposta em sua parceria com a importadora Wine7 …