GPS Brasília comscore

Júri condena assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Ronnie Lessa pega 78 anos e nove meses de prisão e Élcio Queiroz, 59 anos e oito meses

Os dois assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foram condenados pelo 4º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ronnie Lessa foi sentenciado a 78 anos, 9 meses e 30 dias de prisão. Já Élcio Queiroz recebeu 59 anos, 8 meses e 10 dias. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) havia pedido que a dupla fosse condenada a 84 anos de prisão.  As duas condenações têm de ser cumpridas em regime fechado. A setença saiu no final da tarde desta quinta-feira (31). 

Após uma quarta-feira (30) de depoimentos, a sessão desta quinta-feira foi dedicada aos debates entre defesa e acusação. Promotor do caso, Fábio Vieira disse que Lessa e Élcio são “sociopatas” e que  não confessaram por arrependimento, mas por receberem benefícios legais. “Eles não têm sentimento ou empatia”, sustentou, afirmando ainda que a dupla foi treinada com dinheiro público – os dois eram policiais militares. 

O advogado de Ronnie Lessa admitiu a condenação do seu cliente, mas pediu justiça na aplicação da pena. Para Saulo Carvalho, não caberia a qualificação de que os crimes foram cometidos por motivo torpe. Ana Paula Cordeiro, defensora de Élcio Queiroz, usou a tese de que seu cliente apenas dirigia o carro usado no crime.

Além dos dois ex-PMs condenados, os irmãos Domingos Brazão, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e Chiquinho Brazão, deputado federal, são acusados pela dupla de serem os mandantes do atentado contra a vereadora. O Supremo Tribunal Federal (STF) cuida do caso dos dois. Eles negam envolvimento.

Também são alvo de investigação o delegado Rivaldo Barbosa, apontado como mentor do crime; o ex-policial militar Robson Calixto, ex-assessor de Domingos Brazão, que teria ajudado a dar fim na arma que executou marielle e Anderson; e o major Ronald Paulo Alves Pereira, que monitorou a rotina da vereadora.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.