GPS Brasília comscore

Jovem Candango forma mais 700 jovens no dia 20 de fevereiro

Projeto do GDF busca fornecer formação profissional para os adolescentes de 14 a 18 anos
Secretário Rodrigo Delmasso | Foto: Divulgação
Secretário Rodrigo Delmasso | Foto: Divulgação

Compartilhe:

A Secretaria da Família e Juventude anunciou, nesta terça-feira (6), a formatura de cerca de 700 adolescentes, entre 14 e 18 anos, no programa Jovem Candango, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF). A cerimônia vai ocorrer no dia 20 de fevereiro.

O projeto tem como objetivo proporcionar uma formação técnico e profissional sistemática aos selecionados, o que é feito por meio de uma combinação de atividades práticas e teóricas que são adequadas ao crescimento físico, moral e psicológico dos aprendizes.

“Os jovens que vão se formar já são vitoriosos, pois venceram muitas dificuldades para continuar no programa. Agora, estão preparados para ir ao mercado de trabalho com um diferencial: a 1ª experiência de trabalho”, disse ao GPS|Brasília o secretário Rodrigo Delmasso (foto em destaque).

Programa

A essência do programa é integrar a aprendizagem à Administração Pública, facilitando a convivência e fortalecendo vínculos. Além disso, o projeto busca garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Do total, Uma parcela de 10% das vagas é destinada a jovens que tenham histórico de passagem pelo sistema socioeducativo do Distrito Federal, seja como egressos ou cumprindo medidas socioeducativas em regime aberto, semiliberdade ou internação com benefício de saídas programadas, ou ainda por decisão judicial que permita a participação plena no programa.

Outros 10% das vagas são reservados para jovens acolhidos no Distrito Federal por meio de medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme o artigo 101, inciso VII, da Lei Federal 8.069/1990.

Há também uma cota de 10% das vagas para jovens com deficiência. E outra parcela de 10% das vagas será destinada a diferentes grupos, como participantes do Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal, residentes em áreas rurais há pelo menos 5 anos, envolvidos em projetos dos Centros de Juventude, ou órfãos de mulheres vítimas de feminicídio.

Últimas

Política