O ex-presidente da República José Sarney de Araújo Costa comemorou 93 anos, em um evento na segunda-feira, 25, em sua casa no Lago Sul. Na presença de familiares e amigos, o político recebeu felicitações e unificou um elenco diverso, que geralmente não está no mesmo lado quando andam pelos tapetes do Congresso.
Na lista de convidados, Paulo Octávio, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) e o ex-presidente Michel Temer (MDB-SP). A presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA); e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), estavam na lista de convidados. Assim também, os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
O vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, além de comparecer a festa escreveu para o amigo em seu perfil no Instagram e até postou fotos.
“O presidente Sarney completou 93 anos de vida, ao lado de amigos e companheiros de uma trajetória marcada pela luta em prol da transição democrática no Brasil. Parabéns, presidente Sarney!”, comemorou.
Sarney é o político vivo mais longevo da história. Foi presidente da República de 1985 a 1990, após a morte prematura de Tancredo Neves. Antes já havia sido governador do Maranhão e, após a Presidência, quando comandou a redemocratização do país, foi senador por mais alguns anos.
Nasceu em Pinheiro, no Maranhão, onde tomou gosto pela política e fez carreira no ramo a partir dali. O nordestino também é escritor, Sarney é autor de obras como O Norte das Águas, O Dono do Mar e Saraminda. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Letras e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.