GPS Brasília comscore

Jornalista assume a direção do célebre Jewellery Council

Melanie Grant influente pensadora, tem a missão de criar práticas comerciais sustentáveis em tempos digitais e catalogar relógios e joias como obras de arte

Compartilhe:

Uma jornalista com duas décadas de carreira expressiva em grandes publicações, como _Times, Financial Times, The Independent, The Guardian, BBC_ e até ano passado no _The Economist_, onde foi editora da luxuosa _1843 Magazin_, assume o _Responsible Jewellery Council (RJC)_, a **principal organização mundial** de definição de padrões de sustentabilidade para o **setor de joias e relógios**, fundada em 2005.

A nova diretora executiva, pensadora, escritora e curadora, traz mais de vinte anos de experiência nas maiores e mais influentes fábricas e ateliês do setor de relógios e joias. Produzindo conteúdo de luxo, Grant carrega experiência significativa de liderança para o cargo. Em 2020, publicou seu primeiro livro _Coveted: Art and Innovation in High Jewellery_, publicado pela _Phaidon_.

Dentre seus desafios, uma **missão** a qual se **dedica** desde a última década na tentativa de desmantelar as fronteiras entre as **formas de arte** para que as **joias** se enquadrem neste segmento, tal qual pinturas e demais instalações artísticas. David Bouffard, presidente do conselho do RJC, disse:

_”Ela tem um profundo amor e conhecimento por joias e relógios e um conjunto único de habilidades criativas que é voltado tanto para o setor quanto para o consumidor. Acredito que ela levará com sucesso a uma nova era, enquanto continuamos cumprindo nossa missão de melhorar a integridade da cadeia global de suprimentos de jóias e relógios”._

Grant ressalta que continuará aumentando a **conscientização** entre consumidores, colecionadores, designers, marcas e especialistas da cadeia de suprimentos sobre a **importante necessidade** de fortalecer práticas comerciais **sustentáveis** no setor de relógios e jóias.

Com quase 1,7 mil membros em 71 países, o RJC atribuiu a ela a responsabilidade de trabalhar em estreita colaboração com seu conselho de administração, equipe administrativa, funcionários e partes interessadas externas trazendo **clareza e criatividade** para essa área tão complexa e **vital do luxo**.

_”Estamos hoje com a sustentabilidade onde estávamos com a transformação digital há vinte anos. Aqueles que a adotaram prosperaram. Aqueles que a descartaram ficaram para trás de diversas formas. A sustentabilidade é o maior problema enfrentado por relógios e joias atualmente, e quero ajudar todos a entender o que eles podem fazer para participar desse movimento. É uma tarefa monumental”._

Grant também foi curadora da _Sotheby, TEFAF Maastricht e Serpentine Galleries_ Ela dá palestras no _Central Saint Martin’s_ e no _Royal College of Art_; escreve para a _Vogue, Vanity Fair, Goldsmiths’ Company e Natural Diamond Council_; e discursa no _Museu da Ciência, Museu Britânico, MFA Boston e Museu Vitória e Alberto_. Ela faz parte dos conselhos da _New York Jewelry Week, The Black in Jewelry Coalition e The Copenhagen Commitment_, uma _NGO_ dedicada à transparência ética.