GPS Brasília comscore

John Textor deixa comando do Lyon para focar no Botafogo

Com uma dívida estimada em 175 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão), o tradicional clube francês enfrenta sérias dificuldades

O empresário norte-americano John Textor anunciou, nesta segunda-feira (30), sua saída da gestão do Lyon, clube francês que atravessa grave crise financeira e corre risco de rebaixamento administrativo. A decisão faz parte de uma reestruturação estratégica do grupo Eagle Football Holdings Limited, liderado por Textor, e marca uma mudança de foco do executivo, que agora direcionará mais atenção ao Botafogo, no Brasil, e a outros clubes sob controle da holding.

A saída de Textor do comando do Lyon ocorre em meio a um processo de apelação contra o rebaixamento imposto por autoridades esportivas da França. Com uma dívida estimada em 175 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão), o tradicional clube francês enfrenta sérias dificuldades para manter sua estabilidade financeira e esportiva.

Com a renúncia de Textor, a presidência do Lyon será assumida por Michele Kang, empresária que também é proprietária do Washington Spirit, equipe da liga feminina dos Estados Unidos. Já o cargo de CEO ficará com Michael Gerlinger, ex-dirigente do Bayern de Munique.

“Estou realmente ansioso pela redução de minhas responsabilidades de gerenciamento do dia a dia na Europa, para que eu possa me concentrar em mercados onde temos total liberdade para administrar nossos clubes… para investir, inovar, crescer e competir”, afirmou Textor, em comunicado divulgado à imprensa. “O Lyon está em ótimas mãos com Michele e vou me concentrar no Botafogo, no Daring Brussels e no nosso próximo clube na Inglaterra.”

Além do time carioca, Textor também pretende intensificar os investimentos no Daring Club de Bruxelas, da Bélgica, e fortalecer a presença do Eagle Football no futebol britânico, onde já detém participação no Crystal Palace e planeja adquirir um novo clube.

Textor destacou ainda os resultados esportivos conquistados por suas equipes e defendeu a necessidade de uma nova abordagem fora das quatro linhas. “Estou extremamente orgulhoso dos sucessos esportivos globais do Eagle Football, com campeonatos históricos, vitórias em copas e classificações importantes no Brasil, França e Inglaterra. Mas está claro que devemos mudar nossa forma de gestão, se quisermos ser tão eficazes fora de campo quanto somos dentro dele”, concluiu.

A mudança no comando do Lyon não altera a estrutura geral do Eagle Football, que mantém Textor como principal executivo e visionário das demais operações do grupo. A aposta agora é em uma gestão mais descentralizada, com lideranças locais atuando diretamente nos clubes, enquanto o empresário concentra sua atuação em mercados com maior autonomia e potencial de crescimento.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI