A Capital Federal mais uma vez é casa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Essa é a 71ª edição do evento esportivo que teve abertura oficial nessa quarta-feira (10) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A cerimônia que deu início ao Jubs contou com a presença de delegações, autoridades, medalhistas olímpicos e paralímpicos, além de uma delegação chinesa convidada especialmente para o evento. Aproximadamente sete mil atletas estão participando desta edição, um recorde até então.
Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), deu início às competições e expressou sua gratidão pela presença de todos. “Este é o maior grupo que já conseguimos reunir. Vocês fazem parte desta história, resultado do esforço contínuo da CBDU e das instituições que nos apoiam”, destacou.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, concedeu entrevista ao GPS Brasília e ressaltou a importância de um evento como esse. “Brasília se tornou a capital do Jubs e esse ano estamos trazendo o maior história da CBDU. Então isso pra gente é muito representativo, a gente sabe o quanto é importante. O desporto educacional passa pelo universitário, aqueles que despontam nas Olimpíadas tem que passar por aqui antes”, afirmou Junqueira.
Falando em atletas que despontam nas Olimpíadas, aproveitamos para conversar com um medalhista de prata pelo Brasil em Paris 2024. Willian Lima, judoca multicampeão, também esteve presente na abertura e se mostrou orgulhoso com o sucesso do JUBs. “Eu acho que o mais importante disso tudo é que o JUBs faz crescer mais o esporte, e não só o esporte, como faz o povo brasileiro entender que o esporte e a educação tem que andar lado a lado, por isso a gente vê cada vez mais os números de inscritos crescendo e a competitividade também.
Já o deputado federal Júlio César comentou sobre o Bolsa Atleta, uma iniciativa do Governo Federal. “Temos muito orgulho de apoiar vocês, que são os futuros atletas olímpicos do nosso país. A vitória é resultado de muitos fatores, mas a jornada sempre vale a pena.”
Também estavam presentes a secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Castro Marques, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, a presidente da Federação de Esportes Universitários do DF, Tatiana Weysfield, e a inspetora geral do Ministério da Educação da China, Jin Liu.
No total, 375 instituições de ensino superior estarão representadas em 31 modalidades esportivas, organizadas em duas fases de competições. A delegação da China inclui atletas de seis universidades, entre eles duas medalhistas olímpicas: GAO Ling, campeã nas duplas mistas de badminton em Sydney 2000 e Atenas 2004, e LI Xuerui, campeã olímpica no simples feminino nas Olimpíadas de Londres 2012.
O evento também contou com uma apresentação cultural do grupo chinês e um show exclusivo do grupo Di Propósito. As competições vão até o dia 19 de outubro.
Confira abaixo a reportagem na íntegra com imagens da cerimônia de abertura do JUBs 2024:
Ver essa foto no Instagram