GPS Brasília comscore

Joffre Parada, engenheiro responsável pela demarcação do Marco Zero de Brasília, tem acervo exposto no IHG

Cerca de 50 itens históricos agora fazem parte da coleção do Instituto Histórico e Geográfico de Brasília

O  Instituto Histórico e Geográfico de Brasília (IHG-Brasília) completou 64 anos de existência e, para celebrar, preparou uma programação especial que homenageia seu papel como guardião da memória e da identidade cultural da capital. Então, na noite dessa terça-feira (11), deu início às comemorações com a inauguração do acervo do engenheiro Joffre Mozart Parada (1924-1976), um dos pioneiros da construção de Brasília.

Conhecido como “o homem da régua” por sua precisão técnica, o engenheiro esteve entre os primeiros a desbravar o Planalto Central, sendo responsável pela locação do Plano Piloto, demarcação do Marco Zero da capital e organização da Cidade Livre, que posteriormente foi transformada no Núcleo Bandeirante.

Em comemoração ao aniversário do IHG, a família do engenheiro doou 50 itens históricos para o instituto, que incluem instrumentos de trabalho, documentos, fotografias e mapas, entre os quais se destaca o primeiro mapa oficial do Distrito Federal.

Esses objetos, que durante anos ficaram guardados, agora estão no lugar certo: em um museu onde podem ser apreciados por todos os visitantes e estudantes que passam por aqui”, acredita Thelma Parada, filha de Joffre. “Tenho certeza que meu pai ficaria feliz com essa doação”, afirma.

Joffre Parada, engenheiro responsável pela demarcação do Marco Zero de Brasília, tem acervo exposto no IHG

As filhas de Joffre Parada: Glaucia, Thelma, Marcia e Vânia Parda

Já para o presidente do IHGDF, Paulo Castelo Branco, “o acervo de Joffre é uma grande aquisição para o nosso museu”, afirma. “Nosso papel é ser guardião da história dessa cidade, aproximando as novas gerações da história da capital federal”, observa.

A noite também incluiu a inauguração da galeria dos ex-presidentes, que destaca figuras importantes como Juscelino Kubitschek, fundador e presidente honorário perpétuo do Instituto, e o Ministro Júlio Barata, primeiro presidente da entidade.

Ainda mais, com o intuito de reafirmar seu compromisso com as futuras gerações, o IHG-Brasília apresentou o Projeto Sócio Acadêmico Mirim, que visa aproximar estudantes da rede pública do patrimônio histórico e cultural do Distrito Federal.

Joffre Parada, engenheiro responsável pela demarcação do Marco Zero de Brasília, tem acervo exposto no IHG

Presidente do IHGDF, Paulo Castelo Branco, e sua esposa, Vera

Criado em 1960 por JK, o  Instituto Histórico e Geográfico de Brasília é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao estudo, à preservação e à divulgação da história e da geografia do Distrito Federal. Com um corpo de 120 acadêmicos, promove iniciativas voltadas à valorização do patrimônio cultural e à educação de jovens sobre a história da capital.

Veja mais cliques da noite, pelas lentes do fotógrafo Johnson Barros:

Veja também

Embora o consumo excessivo de álcool seja prejudicial, algumas opções …

Muitas vezes, colocamos trabalho, família e outras questões em primeiro …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI