Jack Metzger, natural de Lucerna, na Suíça, foi um dos fundadores da Comet Photo AG, uma agência de fotojornalismo criada em 1954 e sediada em Zurique. O lema da empresa era ousado: “Fotografamos tudo, em qualquer lugar, a qualquer hora” — sempre em busca de imagens exclusivas e de altíssima qualidade.
Em 1956, Metzger cobriu a revolta contra o governo comunista de Ernö Gerö na Hungria. As impressionantes imagens publicadas na revista Schweizer Illustrierte Zeitung lhe renderam reconhecimento internacional e novos contratos para registrar acontecimentos ao redor do mundo.
Foi assim que, em abril de 1960, ele veio ao Brasil para documentar a inauguração da nova capital, Brasília, além de outras cidades brasileiras. Retornou à Europa no mês seguinte com 78 rolos de filme 35mm, cada um com 36 poses — um vasto acervo visual da época.
Essas fotografias da inauguração de Brasília, praticamente inéditas, só vieram a público em 2022, quando a biblioteca ETH de Zurique digitalizou e disponibilizou online o acervo da Comet Photo AG, adquirida por ela após a falência da empresa. Um tesouro histórico que, agora, podemos finalmente conhecer.
Preparativos para a festa de inauguração na noite do dia 21 de abril de 1960:
Noite de inauguração em 21 de abril:
Parada militar no dia 22 de abril: