João Fonseca estreiou na Copa Davis com vitória. Neste sábado (13), o brasileiro superou o grego Stefanos Sakellaridis por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3 e, após a partida, conversou com a CazéTV. Em entrevista, destacou a pressão de defender o país e fez questão de agradecer à torcida.
“Copa Davis é diferente, você está jogando pelo seu país, não está jogando pra você mesmo. É uma pressão a mais, você está carregando não só o Brasil, mas a sua equipe, que te inspira ali fora da quadra”, afirmou Fonseca.
Como foi o jogo
A partida foi marcada pelo equilíbrio desde o início. No primeiro set, os dois jogadores confirmaram seus saques até o 12º game, quando Fonseca aproveitou o desgaste físico do rival e conquistou a quebra decisiva, fechando em 7/5.
No segundo set, o brasileiro abriu 3 a 0, viu Sakellaridis reagir com firmeza nos games seguintes, mas conseguiu retomar o controle e encerrou o confronto em 6/3.
Fonseca ressaltou que o saque foi um dos pontos-chave para a vitória:
“Em relação ao saque, ele está saindo com o quique muito bom. A bola aqui está quicando bastante, apesar de não estar andando tanto. A bola fica grande, mas está curvando muito no saque. Demorei para conseguir devolver. Mas fiquei feliz com a minha performance hoje e como consegui me virar. Tive muitos breaks no começo do jogo, depois me mantive firme. Agradecer ao time, que me deu energia pra manter a cabeça erguida”, disse o tenista.
Apoio da torcida
O brasileiro também aproveitou para mandar um recado ao público que acompanhou a estreia:
“Só agradecer a todo mundo que está em casa assistindo. Vamos com tudo, aqui é Brasil, mermão”, declarou o jovem de 19 anos.
Fonseca enfrentará pela primeira vez na carreira o número 1 da Grécia, Stefanos Tsitsipas, em jogo válido pela Copa Davis, em Atenas no domingo (14), às 14h (horário de Brasília).
Programação da Copa Davis (domingo, 14)
11h (de Brasília): Rafael Matos/Marcelo Melo (BRA) x Petros Tsitsipas/Stefanos Tsitsipas (GRE)
Próximo: João Fonseca (BRA) x Stefanos Tsitsipas (GRE)
Na sequência: Thiago Wild (BRA) x Stefanos Sakellaridis (GRE)
Sistema de disputa
A Copa Davis é definida em confrontos por pontos. No sábado (13), foram realizados dois jogos de simples, cada vitória valendo um ponto. No domingo (14), haverá uma partida de duplas às 11h e dois jogos de simples na sequência. Caso o duelo entre Brasil e Grécia termine empatado, uma última partida de simples decidirá a equipe vencedora.