GPS Brasília comscore

João Fonseca sobe 20 posições na ATP e já tem adversário para a estreia em Miami

Após a vitória no Challenger de Phoenix, ele agora é o 60ª posição tenista de todo o mundo

João Fonseca fará um duelo de jovens na estreia do ATP 1000 de Miami, diante do norte-americano Learner Tien, 66º do mundo de somente 19 anos, e já seu freguês no circuito. Empolgado com o título no Challenger de Phoenix, o brasileiro de 18 anos terá a chance de se vingar do francês Ugo Humbert, de quem perdeu na Copa Davis, na segunda rodada.

O adversário da estreia, possivelmente na quarta-feira (19), já é conhecido do brasileiro, a quem superou nas três vezes em que se enfrentaram. Antes de se profissionalizarem, eles decidiram o US Open Juniors de 2023, no qual João Fonseca começou a chamar atenção no circuito ao levar o troféu com virada de 4/6, 6/4 e 6/3. Neste começo de 2025, foram dois encontros com Tien no Next Gen ATP Finals, e dois triunfos. O brasileiro fez 4/0, 4/0, 1/4 e 4/2 na fase de classificação e depois, na definição do título, buscou a virada para levantar o troféu com 2/4, 4/3 (10/8), 4/0 e 4/2.

O sorteio das chaves definiu que o primeiro Top 32 no caminho do principal tenista do País no ATP 1000 seja justamente seu algoz na Copa Davis, no mês passado: o francês Ugo Humbert, de quem perdeu sem sets corridos na derrota da seleção verde e amarela. A chave do brasileiro, levando em consideração que os grandes favoritos avancem, terá dois duelos com rivais entre os 10 cabeças de chave do Masters 1000, na terceira fase e nas oitavas de final, o que seriam bons testes para o psicológico de João Fonseca. Em suas derrotas no Rio Open e no ATP 1000 de Indian Wells, ele admitiu que o nervosismo pesou.

Caso passe por Tien e se vingue de Humbert, o australiano Alex de Minaur, 10º favorito, aparece no caminho de João Fonseca. Nas oitavas, ele pode encarar o rival de sua grande vitória no ano: o russo Andrey Rublev (8º), a quem bateu em sets diretos no Aberto da Austrália.

Pulo de 24 posições
João Fonseca alcançou o seu melhor posto no ranking da ATP nesta segunda-feira (17), ao subir 20 colocações e passar a figurar na 60ª posição. Embalado pela boa campanha após o título em Phoenix, ele ganha mais confiança para o Masters 1000 de Miami. Neste ano, Fonseca já levantou dois troféus: Challenger de Camberra, em janeiro, e o ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro.

Estou feliz com a mentalidade que eu tive hoje e satisfeito com meu terceiro título de Challenger. Agora é seguir para mais e partir para Miami. Mostrei um pensamento de jogador maduro. Foi um jogo difícil, contra um adversário muito habilidoso”, afirmou Fonseca após vencer o casaque Alexander Bublik na decisão em Phoenix.

A posição atual na lista supera o melhor momento de Fonseca na ATP. Ele chegou a ocupar o 68º posto antes de cair para 80º. A relação atualizada coloca ainda mais dois brasileiros no Top-100. Thiago Wild perdeu cinco lugares e aparece em 96º enquanto Thiago Monteiro retorna ao grupo na 99ª posição.

Confira a lista dos melhores do ranking da ATP:
1º – Jannik Sinner (ITA), 11.330 pontos
2º – Alexander Zverev (ALE), 7.945
3º – Carlos Alcaraz (ESP), 6.910
4º – Taylor Fritz (EUA), 4.900
5º – Novak Djokovic (SER), 3.860
6º – Casper Ruud (NOR), 3.855
7º – Jack Draper (ING), 3.800
8º – Daniil Medvedev (RUS), 3.680
9º – Andrey Rublev (RUS), 3.440
10º – Stefanos Tsitspas (GRE), 3.405
60º – Joao Fonseca (BRA), 955
96º – Thiago Seyboth Wild (BRA), 617
96º – Thiago Monteiro (BRA), 590

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.