O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, conquistou neste domingo (16) o Arizona Tennis Classic, em Phoenix, nos Estados Unidos. Na final, ele venceu Alexander Bublik, do Cazaquistão, por dois sets a zero, parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (7/0), em uma hora e 43 minutos de partida. Por ser um torneio ATP Challenger Tour que distribui 175 pontos ao campeão, o resultado deve levar a promessa brasileira ao top-60 do ranking – Fonseca estava provisoriamente na 80ª posição, com 870 pontos. A listagem será atualizada nesta segunda-feira (17).
A conquista renderá a João Fonseca US$ 250 mil (cerca de R$ 1,4 milhão), engrossando os ganhos do carioca, que havia vencido o ATP 250 de Buenos Aires. Ele também chegou à segunda rodada de um Grand Slam, o Australian Open, em sua primeira participação. Em Phoenix, ele mostrou que soube encarar com maturidade os tropeços no Rio Open e em Indian Wells. O torneio serviu ainda como preparação para o Masters 1000 de Miami, próximo compromisso de Fonseca.
A decisão em Phoenix foi dura. Para enfrentar Bublik, ele superou, sucessivamente, o russo Pavel Kotov, o alemão Jan-Lennard Struff, o francês Hugo Gaston e o japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo. E na final contra o cazaque, Fonseca teve de jogar muito para levantar o título.
No primeiro set, o jogo foi muito igual, com duas quebras de serviço para cada um até o 6/6. No tie-break, a esquerda de Fonseca foi importante para definir a vitória por 7/5, em 49 minutos. O segundo set seguiu a mesma linha de troca de quebras até que Fonseca abriu 5/4, mas Bublik salvou duas vezes o match point com aces e empatou em 5/5. O russo naturalizado cazaque ainda salvaria outro match point para empatar em 6/6 e levar para outro tie-break. Mas aí valeu a maior categoria de Fonseca, que acertou tudo e fechou em 7/0.