O pianista e maestro João Carlos Martins, que foi a personalidade que inspirou o projeto arquitetônico Espaço Composição, na 31° Edição da CASACOR, foi conhecer pessoalmente o ambiente pela arquiteta e também musicista Daiana Pontes. A visita, na tarde desta segunda-feira (23), rendeu agradecimentos e, até mesmo, uma breve apresentação feita pelo musicista, que ficou emocionado. Fechada ao público às segundas, a exposição foi aberta especialmente para receber a visita ilustre.
“Sempre digo que a cultura é a alma de uma nação. Quando você une música com arquitetura e design estamos vendo que as artes se integram, cada uma no seu segmento. Fico profundamente orgulhoso com essa homenagem”, comentou o maestro, João Carlos Martins durante a visita ao ambiente.
Os 100 m² do Espaço Composição misturam muita modernidade, música e acessibilidade. Projetado para homenagear o renomado pianista João Carlos Martins, que tem a locomoção e movimentos reduzidos, ele tem como ponto forte a facilidade trazida pela automação que utiliza WiFi e Bluetooth. Dessa forma, usando apenas comandos de voz de uma assistente virtual, é possível ligar e apagar luzes, abrir e fechar gavetas do mobiliário da cozinha goumert e ajustar a cortina, tudo pensado para facilitar a realização de atividades corriqueiras. Além de uma arquitetura inclusiva, a beleza de um piano em meio ao ambiente traz elegância.
“Foi uma grata surpresa receber o maestro no espaço assinado por mim. Ele foi muito receptivo e atencioso com cada um que estava ali esperando por ele. Deu para sentir a essência do maestro, uma pessoa muito querida. Ele andou por todo o espaço, ficou encantado com a tecnologia envolvida e com a fluidez do ambiente. Foi muito gratificante”, afirmou Daiana Pontes.
Assim, durante a visita, o maestro foi presenteado pelo empresário da Edots, Nicola Giani Brandão, com uma Alexa para que possa implementar a tecnologia apresentada no ambiente em sua residência.
O diretor da Edots, Nicola Giani Brandão, destacou que tem consciência da necessidade de se automatizar espaços pensando em acessibilidade. “A gente entende a dor e a necessidade do outro e tenta resolver pela automação, proporcionando autonomia e acessibilidade. O ambiente traz a tecnologia como ferramenta para promover maior qualidade de vida, afirmou.
SERVIÇO:
CASACOR Brasília 2023
Visitação, até 5 de novembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha