Categories: Market

JK Shopping completa 10 anos de vitórias

Após abrir em meio a uma grande polêmica, o JK Shopping, construído na Avenida Hélio Prates, entre Taguatinga e Ceilândia, completou seu 10° aniversário nesta quarta-feira (15) mostrando em qual lado estava a razão. Pouca gente lembra, mas a intenção, na época, era impedir que o empreendimento abrisse suas portas, prejudicando empreendedores, lojistas e a população como um todo.

A tosca ideia à época era transformar um projeto elaborado por um dos mais importantes arquitetos de shopping centers do Brasil, o renomado Eduardo Mondolfo, em uma montanha de escombros. A teoria perversa e preconceituosa com a população de Taguatinga, Ceilândia e demais cidades daquele eixo foi demolida pela prática, e logo na abertura do empreendimento. Mais de 80 mil pessoas lotaram os corredores do shopping, há dez anos, mostrando que ele viera para ficar.

Homenageados em solenidade nesta quarta-feira, uma década depois, os então deputados distritais Chico Vigilante, Luiza de Paula e Olair Francisco deixaram de lado as diferenças políticas, à época, para defender uma população privada de cinemas, livrarias, boliche, diversão e lojas de qualidade para comprar – isso sem falar dos 3 mil empregos que foram gerados.

Ao lado da esposa, Lindalva Morais dos Santos, Chico Vigilante recebeu uma homenagem por sua defesa do JK Shopping.

Em nome do trio, homenageados pela direção do shopping, o deputado distrital Chico Vigilante fez um discurso lembrando aos presentes que aquele empreendimento precisava ser defendido por todos. “Eu e a Luzia estivemos no lançamento da pedra fundamental e depois visitei o canteiro várias vezes. Estava combinado que depois o Paulo Octávio tentaria fazer outro no centro de Ceilândia. Mas ele foi perseguido e até preso”, contou.

“E isso por construir um shopping. Inventaram tantas mentiras que fiz questão de me voluntariar e ir na Justica para desmenti-las. O JK Shopping gera mais de 3 mil empregos e o Paulo construiu uma passarela e doou para o GDF, o que faz com que as pessoas tenham segurança. Sou um propagandista daqui. A gente tem orgulho de vocês terem construído este shopping. Parabéns à você, à Anna Christina, ao André Kubitschek e à dona Wilma Pereira, por tudo que têm feito pela cidade”, destacou.

Dizem que a Justiça tarda, mas não falha. Tardou. Só não falhou porque havia a mão de um bom juiz – igualmente perseguido, vejam, só -, que teve a força para resolver a questão. Nem tudo está perdido neste País. Assim, a PaulOOctavio ainda teve a chance de dar ao Sol Nascente uma creche (o CEPI Sarah Kubitschek) e uma escola classe (a JK), ambos erguidos com tecnologia de ponta, sem contar a reforma do Parque do Cortado, que deixou de ser valhacouto de bandidos para receber o povo. O acordo permitiu o pleno funcionamento do shopping, criando os empregos diretos citados por Chico Vigilante e gerando mais outros 10 mil indiretos.

Mas estas questões são passado para Paulo Octávio Alves Pereira, 73 anos e mais de 750 obras erguidas na cidade, com 51 mil pessoas empregadas em 48 anos de empresa com o mesmo CNPJ – que ele diz de cabeça para quem quiser ouvir. Nesta quarta-feira, ele transbordava alegria. Lembrou do dia que 80 mil pessoas ocuparam os corredores do JK Shopping, maravilhadas com tudo que viam nos malls mais afamados da cidade, mas agora pertinho de suas casas. E só queria agradecer. Primeiro, a Deus. Depois, aos funcionários. E, por último, ao público.

“O JK se consolida recebendo 5 milhões de pessoas, com a valorização das casas aqui em volta e com a disputa por um ponto. Já construí cinco shoppings em Brasília, mas a maior felicidade que tenho é sentir a gratidão e o amor das pessoas da comunidade. Por isso, fiz questão de vir aqui, dez anos depois, na mesma hora. Mesmo com a perseguição implacável que tivemos à época, foi o apoio das mais de 80 mil pessoas que estavam aqui que nunca permitiram que o shopping fosse fechado”, disse. “Hoje o momento é de gratidão e de pedir que quem nos apoiou continue apoiando”, completou, destacando que, em breve, vai fazer um grande residencial em Ceilândia.

Anna Christina Kubitschek e Paulo Octávio, na festa que marcou os 10 anos de inauguração do JK Shopping.

Após comandar a entrega das placas e homenagens para pessoas fundamentais na história do JK Shopping, como Chico Vigilante, Olair Francisco, Luzia de Paula; os superintendentes Sidney Turchetto, Marcos Atayde e Eliza Ferreira, todos com passagem pelo empreendimento; Clemilton Saraiva, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ceilândia (Acic); à sua mulher, Anna Christina Kubitschek; e à sua mãe, Wilma Pereira, ele foi fazer o que mais gosta: andar pelos corredores do JK Shopping.

Tratado como popstar pela população, tirou centenas de fotos, distribuiu caixas e mais caixas do bolo de aniversário dos 10 anos, ao lado do filho, André Octávio Kubitschek. Tomou café e passou pela exposição de Rivas, artista local, irmão do saudoso DJ Jamaika. Fechou o dia no JK Shopping como gosta: ao lado das pessoas, de alma lavada e com a certeza de ter feito apenas o que era preciso para a roda da economia girar.

Jorge Eduardo Antunes

É jornalista com uma carreira de mais de 34 anos, já tendo trabalhado em diversas redações, assessorias e também no rádio. Atua como editor e publisher do GPS.

Posts Recentes

Anna Paola Pimenta da Veiga se despede do netinho Arthur, que partiu precocemente

Empresária de Brasília fez comovente mensagem nas redes sociais

10 horas ago

3 receitinhas deliciosas e fáceis com chocolate

No Dia Mundial do Chocolate comemore com receitinhas super práticas para adoçar a vida

10 horas ago

Festival Brinca+ garante diversão durante as férias

Ingressos gratuitos precisam ser retirados pela internet

10 horas ago

Cortejo Afro marca os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva em Salvador

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de celebração que reuniu autoridades na Bahia

10 horas ago

4ª Feira Capital Cult movimenta o Eixão do Lazer neste domingo

Com apoio do GDF, evento ofereceu opções para todos os públicos de forma gratuita

11 horas ago

Parlamentares brasileiros comemoram vitória da esquerda na França

Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno

11 horas ago