Ex-deputado federal, Jean Wyllys (PSol-RJ) não poupou críticas à imprensa nacional, nesta segunda-feira (18), ao repercutir nas redes sociais a reportagem do The Washington Post, que apresentou Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como um verdadeiro “xerife da democracia global”.
“Aquilo que o jornal enxergou – a grandeza do papel de Moraes na defesa da democracia — nossa imprensa não consegue ver”, acusando os veículos tradicionais de serem “oligárquicos e cúmplices de sucessivos golpes na democracia brasileira”, declarou em mensagem no X (antigo Twitter).
A matéria do post citado por Wyllys destaca a atuação firme de Moraes à frente das decisões do Supremo, mesmo diante de sanções dos EUA, ataques de figuras como Donald Trump e Elon Musk, e pressões diplomáticas extremas.
Os fatos coincidem com o momento que a Suprema Corte decidiu pedir abertura de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, os quais se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado e terão os julgamentos iniciados no início do mês de setembro,
Segundo Wyllys, o reconhecimento internacional pelo trabalho do magistrado também o classificaria como “persona benéfica ao mundo” e o que escancararia o vácuo crítico que existe entre a imprensa brasileira e o protagonista que Moraes se tornou no cenário global.
Alexandre de Moraes foi alçado à condição de “xerife da democracia global” pelo TWP. Um olhar que nossa imprensa – oligárquica, hereditária e cúmplice de sucessivos golpes na democracia brasileira -não consegue ter. A história o transformou em persona benéfica ao mundo. Viva 🍀 https://t.co/RodPcQ34xY
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) August 18, 2025