As agências de transporte responsáveis por regular o setor da aviação civil nos Estados Unidos e em toda a União Europeia atestaram a segurança operacional da versão aeromédica do jato leve mais vendido pela companhia brasileira Embraer.
Segundo a fabricante, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiram o certificado de segurança do **Phenom 300MED – modelo da série Phenom 300 – ao qual foram adaptados os equipamentos hospitalares de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)**.
![Aeronave pode ser convertida em uma UTI aérea em menos de cinco horas (Foto: Divulgação/Embraer)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Divulgacao_Embraer_1_c1debe2b18.jpg)
O Certificado de Tipo Suplementar (do inglês, STC) é um dos documentos necessários para que um modelo de aeronave possa ser utilizado, tendo atendido normas de segurança e aeronavegabilidade.
**Pacientes a bordo**
De acordo com a Embraer, um dos testes a que o modelo foi submetido consistia em comprovar que, em caso de necessidade, dois pacientes totalmente incapacitados poderiam ser rapidamente retirados da aeronave, em segurança, conforme os pré-requisitos estabelecidos pelas autoridades norte-americanas e europeias. Ainda segundo a fabricante, por se tratar de um jato leve, o Phenom 300MED tem baixos custo operacional e uma boa autonomia.
![Aeronave será operada pela Grandview Aviation, empresa de fretamento de voo (Foto: Divulgação/Embraer)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Divulgacao_Embraer_2_2355ea4604.jpg)
**Solução médica**
“_É uma satisfação anunciarmos a certificação do Phenom 300MED pela FAA e EASA_”, anunciou, em nota, a vice-presidente Global de Suporte ao Cliente da Aviação Executiva e Pós-Venda da Embraer Serviços & Suporte, Marsha Woelber. “_A versão aeromédica [do Phenom 300] agrega valor a um produto líder de mercado, combinando seus recursos exclusivos com uma solução médica abrangente_”, acrescentou Marsha.
Projetado para ser convertido de um jato executivo em uma UTI móvel em menos de cinco horas, **o Phenom 300MED pode operar com uma ou duas macas e é capaz de transportar uma incubadora e equipamentos médicos adicionais**.
O certificado suplementar foi implementado pelo Centro de Serviços da Embraer em Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos. **A aeronave será operada pela Grandview Aviation, empresa de fretamento de voo**.