Com acesso gratuito devido ao programa Lazer Para Todos, do Governo do Distrito Federal (GDF), que estendeu a entrada franca desde a quinta-feira (17) a segunda-feira (21), milhares de famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Os mais visitados nesta Sexta-feira Santa (18) foram o Jardim Botânico (JBB) e o Zoológico de Brasília.
O analista jurídico Ramon Lopes, de 36 anos, levou a filha Luana, 2, para conhecer o Zoológico. E se surpreendeu com a gratuidade. “Chegamos cedo para não pegar fila e foi superagradável descobrir que estava com entrada franca. Com o acesso de graça, o fluxo de entrada é mais rápido e, como mais pessoas visitam, isso é importante para o comércio, para quem tem lanchonete ou vende lanches aqui”, disse.
A dentista Gabriela Moreira, de 25 anos, moradora de Tocantins, também foi ao Zoológico, ao lado do marido Alessandro e da filha Izie. “A gente costuma passar as datas comemorativas em Brasília. Vi que a entrada estava de graça, então quis trazer a minha filha. Estamos amando a experiência. É um ambiente bem espaçoso e dá para ver que os animais são bem cuidados”, comentou.
O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, comemorou a ampla visitação do público. “É uma grande satisfação abrir as portas do nosso Zoológico gratuitamente durante o feriado prolongado. É uma oportunidade valiosa para promover a educação ambiental e sensibilizar a população sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas”, disse.
Incentivo
O Jardim Botânico de Brasília também atraiu vários frequentadores nesta sexta-feira. O advogado Marcelo Santos, de 45 anos, disse que o passeio aconteceu graças ao incentivo da gratuidade. “Já tinha muito tempo que a gente não vinha. A última vez que a gente veio a Luna tinha apenas 1 ano. Com toda a certeza o acesso gratuito foi o que nos fez estar aqui”, disse.
A professora Thaís Macedo, de 42 anos, descobriu a gratuidade apenas quando chegou ao local. Ela e os familiares marcaram um piquenique para comemorar o aniversário da mãe. “Foi uma coincidência e uma grata surpresa termos marcado o aniversário aqui bem no dia da gratuidade. Acho que é uma iniciativa importante porque a população mais carente não tem como acessar esse espaço se ele não for gratuito”, acrescentou.
Devido ao feriado da Semana Santa e ao aniversário de Brasília, o GDF estendeu o programa Lazer para Todos. Serão cinco dias de gratuidade de quinta-feira a segunda-feira. O Zoológico funcionará todos os dias, das 8h às 16h. Já o Jardim Botânico de Brasília estará aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. Na segunda-feira, o espaço ficará fechado para manutenção.