GPS Brasília comscore
[the_ad_group id="246"]

Japão vence a Espanha e as duas seleções passam às oitavas

Com grande atuação no segundo tempo, quando virou o jogo, o Japão derrotou a Espanha por 2 x 1, em partida disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Com o resultado,garantiu a classificação às oitavas de final como primeiro do Grupo E. Na próxima fase, a equipe comandada pelo técnico Hajime Moriyasu enfrenta a Croácia, atual vice-campeã mundial. Esta é a quarta vez que os japoneses passam pela fase de grupos de um Mundial, em sete participações. Apesar da derrota, os espanhóis também avançaram, na segunda posição da chave. A Fúria pegará nas oitavas o Marrocos, primeiro colocado do Grupo D.

A equipe espanhola iniciou a partida mantendo seu estilo de jogo, valorizando a posse de bola e trocando passes para buscar a melhor oportunidade de atacar. E a primeira chance de marcar veio aos 5, quando o volante Busquets aproveitou bola rebatida errada da defesa japonesa para chutar com perigo. Dois minutos depois a equipe asiática conseguiu roubar uma bola na área da Espanha e, após troca de passes, o lateral Ito bateu para fora por muito pouco.

Mas o domínio era da Fúria, que abriu o placar aos 10 minutos. Após a bola circular nas proximidades do gol japonês, Azpilicueta dominou na direita e cruzou para o meio da área. Morata subiu para testar e superar o goleiro Gonda. Com este gol, o atacante passou a dividir a artilharia do Mundial do Catar, ao lado do equatoriano Enner Valencia, do inglês Rashford, do holandês Gakpo e do francês Mbappé, todos com 3 gols. Aos 22, a Espanha voltou a chegar com perigo, em chute de Morata defendido por Gonda. Fora isso, muito pouco aconteceu no restante de um primeiro tempo.

No retorno para a etapa final o Japão voltou com duas mudanças: Mitoma no lugar de Nagatomo e Doan no lugar de Kubo. E as substituições foram fundamentais para a nova postura da equipe na partida. Logo aos 2 minutos, o Japão pressionou a defesa dos espanhóis e a bola sobrou para Doan, que bateu da entrada da área para marcar um golaço.

O gol abalou a Espanha, que ficou atônita diante do ataque japonês, que encaixou um contra-ataque aos 5 minutos. Doan recebeu na direita, cruzou para a esquerda. Mitoma escorou para o meio da área e o volante Tanaka não perdoou. O juiz interrompeu o jogo para avaliar com o VAR se a bola havia saído no lance. Após paralisação de cinco minutos, o gol foi validado.

A partir daí, a Espanha tentou voltar a assumir o controle das ações, mas com pouca efetividade diante de um Japão que defendeu muito bem e saía rápido em contra-ataques, conseguindo segurar a vitória até o apito final do árbitro.

**Alemanha repete o vexame de 2018**
Campeã da Copa dpo Mundo de 2014, jogada no Brasil, com direito à histórica goleada por 7 x 1 na seleção brasileira, a Alemanha repetiu o tropeço de 2018, quando não passou da fase de grupos na Rússia. Em um jogo repleto de gols e de emoção, os alemães venceram a Costa Rica por 4 x 2, placar insuficiente para classificar à equipe à próxima fase.

A tarefa alemã não era simples: precisava vencer e torcer para um tropeço do Japão, que vencera a Alemanha na estreia. Assim, não havia outra solução: jogar no ataque. E logo aos 10 minutos da etapa inicial, o plano deu certo, com o gol de Gnabry. Mas diante de uma Costa Rica fechada, o placar não se alterou mais nos 45 minutos iniciais.

Na volta do intervalo, a Costa Rica começou a gostar do jogo, especialmente quando Tejeda empatou, aos 13 minutos. Aos 25, em jogada de bola parada, Vargas virou o marcador. Como o Japão vencia a Espanha, a seleção costa-riquenha estava se classificando às oitavas. Mas a Alemanha não desistiu. O técnico Hansi Flick colocou Havertz, que empatou aos 28 e virou o placar aos 40. Nos acréscimos, Fullkrug ampliou e deu números finais à partida: 4 x 2.

Assim, Alemanha e Costa Rica foram eliminadas. O único consolo para os alemães é que o goleiro Manuel Neuer disputou a 19ª partida de Copa do Mundo FIFA, se tornando recordista absoluto de atuações na posição, com um jogo a mais que o também alemão Sepp Maier e o brasileiro Taffarel (18). **(com Agência Brasil/EBC)**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

[the_ad_group id="10205"]
[the_ad id="203246"]
[the_ad id="188505"]
[the_ad id="199382"]
[the_ad_group id="247"]

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

[the_ad id="203248"]

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.