Há cinco anos, **Elina Porto** deixou o país natal, a **Rússia**, para viver em solo brasileiro. E foi da curiosidade dos amigos em relação à gastronomia russa que uma tradição surgiu. Todos os anos, ela e o marido, **Arthur Porto**, recebem conhecidos em um **jantar típico**. No último sábado, 3, cerca de **60 convidados** puderam experimentar as delícias do maior país do mundo. Em clima de Natal, a confraternização aconteceu no espaço **Softown**.
**Elina** conta que gosta de fazer tudo com as próprias mãos. Passa três dias com a equipe na cozinha, onde preparam pratos típicos e receitas da família da anfitriã. Neste ano, o menu incluiu, entre outras iguarias, as **saladas e panquecas russas**, além dos tradicionais e **_sticks_ recheados**. Com muito carinho e dedicação, ela também prepara a decoração. Para criar uma atmosfera moderna e minimalista, as escolhas foram: **bicos-de-papagaio vermelhos, ramificações pretas e velas** por todos os lados.

Uma das preocupações em 2022 foi o **cenário de guerra protagonizado pela Rússia e Ucrânia**. O prato **borsch**, sopa típica do país, foi incluído no menu. _“A cultura russa não é só a negatividade que estamos assistindo. a cultura tem que ser conhecida através dos bons momentos, da comida e da alegria”_, declarou a anfitriã.

A anfitriã também contou que uma receita especial não pode faltar. A **vodka russa caseira** se tornou a queridinha entre os amigos do casal. A bebida é preparada com cereja e é produzida cerca de três meses antes do jantar. Para este ano, Elina produziu **22 litros** do destilado. Com as riquezas da Rússia, acompanhado pelos embalos da banda **Surf Sessions**, mais uma edição do Jantar Russo foi realizada com sucesso!






