A primeira-dama Janja Lula da Silva marcou presença no desfile de 7 de Setembro em Brasília, neste domingo (7), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a ocasião, escolheu um visual delicado em branco e amarelo, composto por blusa de renda de mangas compridas e calça amarela, em sintonia com o espírito cívico da data.
A escolha das cores surpreendeu por tomar caminhos diferentes de escolhas passadas como em 2023. Enquanto Lula aproveitava o primeiro desfile para retomar as cores verde e amarela apropriadas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama fez questão de participar do evento de vermelho, cor do Partido dos Trabalhadores.
No desfile, Janja usou um vestido da estilista brasiliense Letícia Gonzaga, que teria sido feito sob medida especialmente para primeira-dama. Em 2024, ela não compareceu ao evento.

Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Bruno Peres/Agência Brasil
Neste ano, a escolha de Janja surpreendeu ao reforçar o simbolismo da retomada do 7 de Setembro como espaço de celebração nacional, alinhando-se à mensagem de Lula em pronunciamento transmitido em rede nacional nas vésperas do feriado. Em sua fala, o presidente destacou que a data simboliza a luta pela liberdade e independência do Brasil.
Segundo o presidente, a soberania passa por políticas que combatam a desigualdade, garantam direitos aos trabalhadores, ampliem oportunidades para os jovens e ofereçam apoio aos mais vulneráveis e aos empreendedores.