A primeira-dama Janja Lula da Silva iniciou sua agenda oficial na Rússia neste sábado, com uma visita ao Kremlin em Moscou. Ela chegou ao país antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem sua chegada marcada para o dia 8 de maio. Janja cumprirá compromissos entre 3 e 8 de maio, enquanto o presidente participa da celebração dos 80 anos do Dia da Vitória, em Moscou.
Desde a sua viagem ao Japão em março, quando não divulgou seus compromissos oficiais, a primeira-dama passou a ter sua agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, a partir de 25 de abril. Durante sua estada na Rússia, Janja realizará uma série de encontros com a comunidade brasileira, incluindo professores de português e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira. Ela também participará de um evento sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Universidade HSE.
Além dos compromissos culturais e educacionais, Janja irá visitar importantes locais históricos da Rússia, como o Teatro Bolshoi e o Museu Hermitage. O Brasil é o único país fora da Rússia com uma filial do Teatro Bolshoi, o que reforça o laço cultural entre os dois países.
Ela também visitará a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, fundada em 1744 e referência na produção de porcelanas artísticas.
Na cidade de São Petersburgo, Janja visitará o Teatro Mariinsky e se encontrará com professores e estudantes da Universidade Estatal de São Petersburgo. A partir do dia 8 de maio, ela acompanhará o presidente Lula nos compromissos oficiais da visita.
*Com informações do Estadão Conteúdo