Jameel Mohammed, um talento emergente na indústria de joalheria, foi anunciado como o vencedor do inaugural Tiffany & Co. x CFDA Jewelry Designer Award, uma premiação que visa reconhecer e celebrar os designers americanos que estão quebrando barreiras no design de joias e promovendo a inclusão na indústria. O prêmio inclui um valor de US$ 50.000 e uma bolsa remunerada de um ano no departamento de design da Tiffany & Co., permitindo a Mohammed explorar ainda mais sua criatividade ao lado de uma das marcas mais icônicas do mundo.
“Estou muito honrado por ser nomeado o vencedor do primeiro prêmio Tiffany and Co. e CFDA Jewelry Designer”, disse o designer no Instagram ao compartilhar um conjunto de imagens e agradecer pelo prêmio. Ainda na publicação, o designer comentou sobre o trabalho que desenvolve na indústria fashion há mais de dez anos.
“Tenho trabalhado na moda há mais de uma década e, como qualquer empresário lhe dirá, há muitos altos e baixos ao longo do caminho. Minha coleção para o prêmio, Wildflower, é uma história de resiliência, de beleza triunfando sobre a adversidade, de resistência equilibrada com suavidade e graça. Este prémio, para mim, é a afirmação mais incrível da mensagem central da coleção. Guardarei esse momento e essa memória para sempre”, declarou Jameel.
A celebração do prêmio aconteceu em um coquetel exclusivo na flagship da Tiffany & Co. na Quinta Avenida, The Landmark, com a presença de personalidades influentes e membros do comitê de seleção, incluindo grandes nomes da moda e da joalheria, como Bethann Hardison, Joan Smalls e Jason Wu. A cerimônia foi apresentada por Stéphanie Oueda-Cruz, Vice-Presidente Global de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento da Tiffany & Co., e Steven Kolb, CEO do CFDA.
O Tiffany & Co. x CFDA Jewelry Designer Award envolveu um rigoroso processo seletivo entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, com dez designers escolhidos para desenvolverem suas criações inspiradas no legado e na inovação da Tiffany & Co. Os participantes receberam mentoria mensal com a equipe da Tiffany, além de visitas a ateliers e workshops especializados, onde puderam se aprofundar em temas como sustentabilidade, identidade de marca e tendências em joalheria. A premiação também contou com a participação de outros designers notáveis, como Angie Marei, David Perry e Ian Delucca.