Depois da Quaresma, enfim, a Páscoa. A data que representa a ressurreição de Jesus Cristo é uma tradição para os cristãos, mas os chocólatras também têm um carinho especial pelo feriado. Mas, além de apenas saborear os famosos ovos de Páscoa, você já parou para pensar de onde surgiu essa tradição?
Esse costume existe desde antes do cristianismo e em diversas culturas. O motivo é que, antigamente, os ovos eram considerados um símbolo de força, vitalidade e fertilidade. Antigamente, presentear os amigos com ovos de galinhas ou desenhados era como desejar fartura nas colheitas.
Para a cultura chinesa, a simbologia está ligada a uma mitologia que afirmava que a formação do universo aconteceu por meio do nascimento de Pan Ku, um deus que teria sido formado dentro de um ovo e, ao libertar-se, as partes do ovo teriam formado o mundo.
Já para os europeus, estudiosos relacionam o ovo ao Ostara, deus com forte ligação com a primavera, quando a vida renasce depois de um forte inverno.
O coelho da Páscoa também surgiu na antiguidade. Seu significado também tem relação com a fertilidade, já que são animais que se reproduzem frequentemente.
Por outro lado, os ovos de chocolate apenas apareceram no século XVIII. Na culinária européia, esse produto foi introduzido com a descoberta do cacau.