GPS Brasília comscore

Já ouviu falar da Síndrome de Tourette? Médico tira dúvidas

Apesar de não haver cura, o médico psiquiatra Fábio Aurélio Leite afirma que tratamento pode melhorar qualidade de vida do paciente

Compartilhe:

Todos os anos o _Big Brother Brasil_ chama atenção das pessoas para **questões** importantes e corriqueiras. Nesta edição, o lutador de MMA **Antônio Cara de Sapato** afirmou que foi diagnosticado, quando era criança, com a **Síndrome de Tourette**.

![Foto: Globo/Paulo Belote](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/assets_fotos_983_e_hoje_a_estreia_do_bbb_23_e455656e76e4_b6c4a8515f.webp)

Antes do atleta, a cantora americana **Billie Eilish** já havia afirmado que também sofria com a condição, que se manifestava por meio de **tiques motores**. Porém, esse não é o único sintoma. De acordo com **Fábio Aurélio Leite**, médico psiquiatra do Hospital Santa Lúcia, a Síndrome é caracterizada por **múltiplos tiques e distúrbios comportamentais**.

>”Alguns comportamentos relacionados à Tourette são a Coprolalia, quando a pessoa fala palavras obscenas de forma incontrolável; Copropraxia, compulsão em fazer gestos obscenos e Piromania, compulsão por colocar fogo nas coisas”, afirma Fábio.

![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/a_cantora_billie_eilish_foto_reproducao_1670305507501_v2_900x506_db97632b05.jpeg)

Os **sintomas** aparecem, principalmente, antes dos 21 anos e, ao longo da vida, eles vão aos poucos se **amenizando** e diminuindo no decorrer da vida adulta. Apesar de não ter cura, o psiquiatra afirma que há **tratamentos** que melhoram a qualidade de vida do paciente.

>”A gravidade pode estar associada à comorbidades. Pacientes também por ter, em conjunto, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e até o déficit de atenção e hiperatividade. Já a ansiedade é algo que vem associado”, explica.

Não existe nenhuma explicação que aponte uma **causa definida**, é uma síndrome **multifatorial**. Normalmente, a própria pessoa percebe que algo não está certo. _”Quando isso acontece, ela precisa procurar profissionais, como neurologistas e psiquiatras. A doença causa um desconforto social. Medicamentos podem fazer a diferença”,_ conclui.