O Ministério das Relações Exteriores confirmou na tarde desta quarta-feira (16) a chegada da ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, e o seu filho menor de idade ao Brasil, após concessão de asilo diplomático. O Itamaraty afirmou que ambos passarão por procedimentos necessários para regularização migratória no país.
O asilo se deu na terça-feira (15) horas após da Justiça do Peru condenar o casal a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro da empreiteira Odebrecht, recebido de forma ilícita para campanhas eleitorais.
Humula e a esposa são acusados de receber fundos da empreiteira em sua bem-sucedida campanha de 2011. O tribunal também aponta que ambos receberam dinheiro do governo venezuelano, que na época era comandado por Hugo Chávez. Heredia nega as acusações.
Nadine e o filho chegaram ao Brasil por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A defesa afirmou que o uso da aeronave se deu “por questões de segurança”. Segundo eles, “seria complicado ela usar um avião de carreira”