Conhecida por suas belas paisagens, gastronomia incomparável e charme atemporal, a Itália dá um novo passo no turismo de luxo com o lançamento do La Dolce Vita Orient Express. Inspirado no design modernista dos anos 1950, o trem resgata a elegância das grandes viagens sobre trilhos em uma experiência que une conforto, sofisticação e imersão cultural. O projeto foi desenvolvido pelo estúdio de arquitetura e design Dimorestudio, fundado por Emiliano Salci e Britt Moran e combina padrões geométricos e paletas minimalistas.
O veículo expresso é composto por 12 vagões e 31 cabines, entre elas 18 suítes, 12 cabines deluxe e a exclusiva suíte que dá nome ao trem. Os antigos vagões italianos do modelo Z1 foram completamente reformulados, dando origem à primeira frota privada de trens de luxo na Itália, que já prevê a expansão para seis composições. Todas as cabines oferecem cama de casal, sofá, poltronas e banheiro privativo, além de serviço de quarto completo.
A experiência é complementada por um elegante vagão restaurante, que serve almoço, jantar e chá da tarde a bordo. Um dos principais atrativos é o Bar Car, que oferece música ao vivo, buffet de aperitivos e antepastos, coquetéis noturnos e vinhos italianos. A cozinha conta com supervisão do chef Heinz Beck, do Rome Cavalieri, A Waldorf Astoria Hotel, que possui três estrelas Michelin, com cardápio inspirado nas regiões por onde o trem passa.
Para quem deseja vivenciar a experiência, a reserva no La Dolce Vita Orient Express possui tarifas a partir de US$ 3.828 (R$ 22.968) por pessoa, por noite, em cabine deluxe, em ocupação dupla e inclui traslado de ida e volta até a estação, hospedagem, refeições no sistema table d’hôte, bebidas, entretenimento a bordo e experiências exclusivas.
Em relação às rotas de viagens, os roteiros foram cuidadosamente desenhados para oferecer experiências imersivas de norte a sul da Itália. As viagens, que em sua maioria partem de Roma, percorrem destinos icônicos como Milão, Florença, Veneza e a ilha da Sicília. Os itinerários variam entre jornadas de duas noites, com paradas em locais como Siena e Portofino, e roteiros temáticos, que exaltam tesouros gastronômicos e históricos, como a trufa italiana e as paisagens de Matera.