Israel realiza ataques registrados em Teerã após ameaças de retaliação

MOHAMMED SABER/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK

Nesta sexta-feira (25), ao menos cinco explosões foram registradas em Teerã, capital do Irã, conforme divulgou a agência estatal iraniana Fars.

A ofensiva, realizada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), ocorre em resposta a recentes ataques do regime iraniano ao território israelense, conforme declarado pelo exército israelense em um comunicado oficial.

Em um pronunciamento publicado no Telegram, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que as explosões fazem parte de “ataques precisos” direcionados a alvos militares iranianos.

“Em resposta aos meses de contínuos ataques do regime iraniano contra o estado de Israel, agora mesmo as Forças de Defesa de Israel estão conduzindo ataques precisos em alvos militares do Irã”, diz o comunicado.

O porta-voz das FDI informou que Israel mobilizou todas as “capacidades defensivas e ofensivas” em meio à ofensiva contra o território iraniano. O contra-almirante Daniel Hagari reiterou a posição do líder israelense Benjamin Netanyahu, que no dia 5 de outubro destacou o “direito e dever” de Israel em retaliar as agressões do Irã.

Até o momento, não há confirmação de vítimas ou de danos à infraestrutura em Teerã como resultado das explosões. A mídia estatal iraniana informou que a situação no país segue normal, apesar das explosões registradas.

Relacionados.

G20: saiba mais sobre a atuação de Brasil, Argentina e México no grupo

Ataques de Israel no Líbano e na Faixa de Gaza deixam ao menos 37 mortos

Trump continuará com plano de deportação em massa para novo mandato