GPS Brasília comscore

Israel bombardeia Irã após anúncio de avanço nuclear

Governo iraniano anunciou ativamento de nova instalação de enriquecimento de urânio

Israel atacou, por intermédio da Força Aérea Israelense, a capital iraniana de Teerã e a cidade de Natanz. As informações foram confirmadas na noite desta quinta-feira (12) pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. 

Segundo o premiê, o ataque atingiu a principal unidade de enriquecimento de urânio do Irã em Natanz, localizada a 250 km da capital, na província de Isfahan. O objetivo é desestabilizar a infraestrutura nuclear iraniana, especialmente as fábricas de mísseis balísticos.

A operação, intitulada de Rising Lion, deve durar dias, conforme previsão das autoridades israelenses.

Logo após os bombardeios, usuários foram às redes sociais para relatar sons e vestígios de explosões ao longo da capital (veja abaixo). 

Estado de emergência

Momentos após o evento, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou estado de emergência. Com isso, o espaço aéreo do país foi fechado para evitar retaliações. Ainda de acordo com o oficial, o ataque mirou alvos nucleares iranianos. 

A investida israelense ocorre após o Irã anunciar a ativação de uma terceira instalação de enriquecimento nuclear, ampliando a produção nacional de urânio enriquecido.

O movimento do governo iraniano foi interpretado como uma provocação aos Estados Unidos e à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Um representante das Forças de Defesa de Israel afirmou que o Irã já dispõe de material nuclear suficiente para produzir até 15 ogivas nucleares em poucos dias. 

Ataque foi unilateral, diz EUA

Seguido ao ataque, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou uma reunião de emergência para definir a resposta do governo norte-americano aos bombardeios.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbico, defendeu que “Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã” e negou a participação do governo estadunidense no episódio. “Não estamos envolvidos em ataques contra o Irã e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel nos informou que acredita que essa ação foi necessária para sua autodefesa”, enfatizou em comunicado.

“O Presidente Trump e o governo tomaram todas as medidas necessárias para proteger nossas forças e permanecem em contato próximo com nossos parceiros regionais”, prosseguiu a autoridade estadunidense.

 

 

Veja também

Tapa estalou em rede nacional como um grito daqueles que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI