O Irã lançou uma série de drones em direção a Israel no período da tarde (de Brasília) deste sábado (13). As informações vieram das autoridades da Defesa israelense através das redes sociais. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, informou que foram enviados mais de 200 projéteis em direção ao território israelense, o que inclui mísseis e drones. Segundo ele, “a vasta maioria” desses artefatos foram interceptados, com apoio de aliados. Em pronunciamento à imprensa, Hagari afirmou que um “pequeno número” deles atingiu o solo e causou danos mínimos.
O porta-voz do Exército israelense para a imprensa árabe, Avichay Adraee assegurou que, ao saberem que aconteceria o ataque, os militares implementaram medidas previamente planejadas para esse tipo de situação. As ações incluiram a suspensão de serviços de GPS em regiões do país.
Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país tem se preparado para um ataque do Irã há anos, mas principalmente nas última semanas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o premiê assegurou que o sistema de defesa sempre esteve a postos para qualquer cenário que possa surgir.
Netanyahu reforçou o compromisso em responder a ações que prejudiquem os israelenses. “Nos defenderemos de qualquer ameaça e o faremos com frieza e determinação”, assegurou ele, que ainda pediu que os cidadãos mantenham a calma.
O líder político também aproveitou para agradecer Estados Unidos, Reino Unido e França pelo apoio que têm demonstrado nos últimos dias.
Segundo múltiplos veículos da imprensa internacional, uma ofensiva do Irã já era esperada, em retaliação por uma investida que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria.
Biden se pronuncia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforçou o apoio “inflexível” do país à segurança de Israel contra ameaças do Irã e aliados. O compromisso foi reforçado em publicação no X (antigo Twitter), neste sábado, em que o democrata informa ter discutido o ataque iraniano durante reunião com a equipe de segurança nacional na Casa Branca.
A postagem inclui uma fotografia do encontro, na qual é possível identificar a presença dos secretários de Estado, Antony Blinken, e Defesa, Lloyd Austin, além de outras autoridades.
Sirenes acionadas e criança ferida
Sirenes foram acionadas em todo o país em meio à barragem de mísseis identificados nos céus do país. O Serviço de Emergência Médica de Israel informou estar tratando um menino de 10 anos que está em estado grave na cidade de Arade, na região sul do país. Não há informação sobre a maneira com a vítima foi ferida.