GPS Brasília comscore

Irã ataca bases militares dos EUA no Catar e no Iraque

Ofensiva provocou explosões relatadas por testemunhas em Doha

O Irã lançou, nesta segunda-feira (23), um ataque com mísseis contra bases militares dos Estados Unidos localizadas no Iraque e no Catar. Batizada por Teerã de “Anunciação da Vitória”, a ofensiva provocou explosões relatadas por testemunhas em Doha. As informações são da agência de notícias iraniana Tasnim.

Um dos alvos foi a base aérea de Ain al-Asad, no Iraque. O local concentra tropas dos EUA. Diante da ameaça, autoridades militares decretaram alerta máximo e recomendaram que as pessoas busquem abrigo em bunkers.

Informações preliminares indicam que os ataques ainda miraram outra base aérea, a de Al Udeid, no Catar. Trata-se da maior instalação militar estadunidense no Oriente Médio. A Casa Branca e o Departamento de Defesa norte-americano estariam cientes das potenciais ameaças.

Mais cedo, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, já havia ameaçado retaliar o bombardeio dos EUA às instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan. Essas três localidades são centros estratégicos do programa nuclear iraniano, com papéis distintos mas complementares no desenvolvimento e manutenção de capacidades nucleares.

“Não iniciamos a guerra nem a queríamos, mas não deixaremos a agressão contra o Irã sem resposta”, afirmou, em publicação no X, acrescentando que irá defender a segurança do país “com todo o nosso ser” e a responder à cada “ferimento” com “fé, sabedoria e determinação”.

Após o anúncio do ataque pelo Irã, o Catar confirmou que a ofensiva não deixou mortos nem feridos. As autoridades do país condenaram a ação de Teerã e prometeram retaliar a investida. 

Em resposta, o Conselho de Segurança Nacional Supremo do Irã afirma que o ataque “não é uma ameaça ao nosso amigável Catar”. “Continuamos comprometidos em manter nossa relação histórica e calorosa”, disse o conselho responsável por autorizar o ataque.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI